Férias

Frutos do mar podem aumentar o risco de problemas cardíacos

Causadores do colesterol elevado, os ingredientes típicos das férias são fatores desencadeantes da aterosclerose

13:00 · 30.12.2017
frutos do mar
Frutos do mar podem aumentar teor de colesterol no sangue ( Foto: Divulgação )

As férias trazem dias mais quentes e a vontade de sair da rotina. Porém, um passeio na praia, comum no período, pode conter riscos. Recomenda-se cautela com as comidas típicas da época de férias, como os frutos do mar. "Eles têm alto teor de colesterol, principal fator desencadeante da aterosclerose", explica Dr. Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do Hospital do Coração (HCor). 

Doença caracterizada pela formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, a aterosclerose causa obstruções que impedem o fluxo sanguíneo. Trata-se da principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica. Alimentos que produzem um aumento de colesterol no sangue, como frutos do mar, carnes e derivados, devem ser evitados. 

Além disso, o abuso de comidas e bebidas nas férias, em geral, pode afetar pessoas com maior risco de problemas no coração, como idosos, hipertensos, obesos, tabagistas e diabéticos. 

Exercício físico

Para os “atletas de verão”, aqueles que começam a praticar um esporte com intensidade só nessa época do ano e ficam muito tempo expostos ao sol, a atenção com o coração deve ser redobrada. "O esforço frequente deve ter acompanhamento médico, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e até morte súbita. Portanto, para evitar problemas cardíacos nesta época do ano, é importante consumir alimentos saudáveis, beber muita água e evitar o consumo de gorduras e sal em excesso", recomenda Cury. 

Conforme o corpo perde líquido por meio da transpiração e da respiração e não tem reposição, os vasos sanguíneos vão se fechando para manter a pressão arterial dentro do ideal. E, consequentemente, o sangue fica mais grosso e a frequência cardíaca aumenta. "Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia", alerta. 

Dicas simples podem auxiliar os cuidados com o coração durante esse período. Tomar uma vez por dia chá verde, que tem componentes que ajudam o metabolismo é um exemplo. Além disso, para recuperar a energia após os exercícios, vitaminas de frutas, água de coco e sucos naturais são aconselhadas. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.