Tecnologia

Fisioterapeuta cria aplicativo de suporte a portadores de fibromialgia

Usuários apresentaram redução na severidade dos sintomas

15:00 · 23.04.2018
Aplicativo
Com a utilização do aplicativo ProFibro, o usuário pode aumentar seu conhecimento sobre a fibromialgia e seu tratamento ( Foto: Divulgação )

A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. Em vista disto, a fisioterapeuta Susan Lee King Yuan desenvolveu um aplicativo para smartphones que auxiliar portadores da síndrome no autocuidado. As funcionalidades da ferramenta, chamada ProFibro, foram concebidas com base em experiências clínicas e pesquisa.

De acordo com Susan, o aumento da popularidade das tecnologias móveis para a saúde a incentivou a pensar em um aplicativo como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia. Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.

Explorando o ProFibro, o usuário poderá aumentar seu conhecimento sobre a síndrome e seu tratamento, organizar suas atividades diárias, acompanhar a evolução do seu estado de saúde, além de iniciar um programa de exercício físico, entre outras atividades.

O aplicativo foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida.

ProFibro foi desenvolvido com o apoio da Fapesp, e pode ser baixado gratuitamente

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.