Dicas

Especialista orienta técnicas para aliviar os desconfortos da amamentação

A amamentação é um processo que pode causar diversos desconfortos para a mãe, como mamas inchadas , dor e mamilos rachados

13:00 · 25.06.2018 / atualizado às 13:06
Amamentação
Todas mulheres que amamentam perdem a primeira pele do mamilo e, com isso, as terminações nervosas ficam expostas e geram desconforto durante as primeiras pegadas do bebê ( Foto: Divulgação )

O leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê, atendendo a todas suas necessidades de nutrientes e sais minerais. Mas, apesar de extremamente prazerosa para algumas, a amamentação é um processo que pode causar diversos desconfortos para a mãe, como mamas inchadas e duras, dor, mamilos rachados, produção de muito ou pouco leite e, ainda, bicos invertidos ou planos. Para tirar dúvidas sobre o assunto, a consultora de aleitamento materno Eneida Souza, listou técnicas que ajudarão a evitar e aliviar estas situações.

Mamas inchadas e duras

Geralmente, este problema ocorre quando o ducto da mama está sobrecarregado. Com isso, o leite materno fica parado, impedindo a amamentação e deixando os seios inchados, duros e quentes. Nestes casos, a mãe sente muita dor, ainda mais quando o problema é acompanhado por um nódulo, similar a um caroço.

"Cinco minutos antes de amamentar, faça massagem com movimentos circulares por toda a mama. Em seguida, coloque o bebê para mamar ou retire o leite com extrator de leite. Para evitar que os dutos voltem a entupir, vista roupas confortáveis e use sutiãs sem aro, que apoiam bem os seios sem comprimir as mamas e amamente com frequência", orienta a consultora parceira de Philips Avent.

Dor durante a amamentação

Todas mulheres que amamentam perdem a primeira pele do mamilo e, com isso, as terminações nervosas ficam expostas e geram desconforto durante as primeiras pegadas do bebê.

O desconforto passa à medida que a amamentação é estabelecida e a pega do bebê esteja correta. Para aliviar as dores, é recomendado o uso de lanolina 100% purificada, alternando as mamas e a posição do bebê durante a mamada, o que diminui a pressão sobre a área lesionada e alivia o incômodo.

Caso a dor persista, é necessário verificar se a posição da criança está correta: a ponta do nariz e do queixo dela precisam estar encostados na mama durante todo o aleitamento. Se ainda assim o incômodo permanecer, coloque o dedo na boca do bebê para diminuir a pressão que ele está colocando na mama e, então, reinicie a pega correta.

Mamilos rachados e doloridos

Rachaduras nos mamilos podem ocorrer. Isto acontece devido à posição errada do bebê durante a amamentação ou ao ressecamento do mamilo. "Após amamentar, passe um pouco de leite materno no mamilo e deixe secar. Em seguida, utilize lanolina 100% purificada. Caso a rachadura esteja muito profunda, massageie as mamas e drene manualmente. Para auxiliar neste processo, use uma concha protetora à base de silicone."

Produção de muito leite

Quanto mais o bebê mama, mais rápido ocorre a descida do leite e, à medida que o bebe não esvazia a mama adequadamente, o risco de fissuras no bico dos seios por pega incorreta, acúmulo de leite e mastite (contaminação das mamas devido ao leite parado) pode aumentar e dificultar o processo de amamentação do bebê devido ao desconforto da mãe.

Antes de amamentar, é indicado extrair um pouco do leite com a mão para facilitar a pega correta. Após amamentação, se necessário, deve-ser extrair das mamas o que restar de leite com um extrator elétrico ou manual

Produção de pouco leite

A dificuldade de produzir leite pode ser causada por diversos fatores, amamentação insuficiente ou estresse emocional e/ou físico da mãe.

"Deixe o bebê mamar sempre que ele quiser e pelo tempo que desejar desde que a mãe não tenha dor/desconforto durante a mama e não esteja exausta. E, para estimular a produção do leite é importante usar o extrator de leite", ensina Eneida. 

Bico do seio invertido

Os bicos invertidos são aqueles que não se projetam para fora ao serem estimulados. Eles também podem ter a aparência plana, suavemente ou completamente invertida no centro. Este caso não impede a amamentação.

É importante estimular o mamilo com as mãos e, inclusive, com o extrator de leite, durante 30 a 60 segundos, antes do bebê mamar. Além disso, a mama não deve estar muito cheia porque isso dificulta a pega correta.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.