Equilíbrio

Especialista orienta como evitar lesões no início da prática esportiva

Treinamento, alimentação e descanso são o tripé para a prática saudável de exercícios físicos

12:00 · 06.04.2018
jovem corrida
Ingerir menos calorias do que o necessário pode ocasionar contusões, segundo o ortopedista Rodrigo Rezende ( Foto: Divulgação )

Quer começar a praticar atividades físicas, mas não sabe bem como iniciar? Segundo o ortopedista Rodrigo Rezende, o primeiro passo é buscar um especialista para avaliar as condições do corpo. O profissional ainda destacou alguns pontos importantes que envolvem essa decisão, principalmente, para evitar lesões.

Importante na avaliação prévia ao início da atividade física, um check-up inicial é recomenadao pois verifica o sistema cardiorrespiratório e o músculo articular.

Aquecimentos

Antes de começar a praticar exercícios, é necessário o aquecimento indicado pelo profissional de atividade física. Isso eleva a temperatura corporal e deixa o músculo mais preparado para o que for exigido dele. O aquecimento não precisa acontecer durante muito tempo, basta executá-lo corretamente. Dependendo da atividade que será realizada e do preparo, cinco a dez minutos serão suficientes. Recomenda-se começar de maneira lenta e aceler aos poucos, gradualmente.

Fortalecimento muscular

Os músculos são a proteção para ligamentos e articulações. Eles absorvem consideravelmente a tensão que seria direcionada para as partes mais sensíveis do corpo. Construir uma musculatura de qualidade vai diminuir consideravelmente a probabilidade de lesões.

Alongamentos

Muita gente contesta a importância do alongamento antes da atividade física, mas fato é que ser flexível previne diversos tipos de dores e de lesões. Uma boa elasticidade faz com que os tendões, os músculos e os ligamentos tenham chances menores de lesão, além de permitir a execução de movimentos mais amplos. Mas, para isso, é preciso ter prática diária

Correção do gesto esportivo

"Quando estamos desenvolvendo uma habilidade nova, seja correr, escalar, chutar, devemos primeiro aprender como fazer aquilo corretamente. Depois corrigir toda a forma e postura, refinando a técnica. Só então vamos adicionar potência no que estamos fazendo", afirma Rezende. Lapidar a postura exata para executar uma técnica faz diferença, segundo o ortopedista, inclusive aplicando isso para o cotidiano. Essas atividades podem causar lesões graves se feitas com desleixo.

Alimentação

A dieta é fundamental para os atletas de final de semana. "Antes da prática, o ideal é um prato com carboidratos de boas fontes, como alimentos integrais combinados com verduras, legumes e frutas. Para manter a forma, costumamos restringir as calorias que ingerimos. Quando entram menos calorias do que o corpo precisa para se manter, ele entra em um estado catabólico, ou seja, o corpo se alimenta dos músculos", ensina.

Ingerir menos calorias do que o necessário também pode ocasionar contusões, seja pelo processo de catabolismo ou por falta de nutrientes responsáveis pela recuperação dos músculos, ligamentos e ossos. É recomendado uma boa combinação de carboidratos com proteínas, para restaurar os músculos. 

Dores 

"Procure observar qualquer relação entre dores mais agudas com os movimentos das articulações. Se alguma dor impedir você de se movimentar da forma normalmente costuma, é um grande sinal de que é hora de visitar o ortopedista. Cuidado com dores que não são musculares", diz Rezende.

Descanso

Segundo o ortopedista, o tripé do treinamento deve ser equilibrado. "Treinamento, alimentação e descanso devem andar juntos. Com muita frequência, na busca por resultados mais rápidos, negligenciamos a base mais óbvia. Quando nos empolgamos com alguma atividade nova, queremos fazer aquilo o máximo de vezes possível. Quando começamos a notar os resultados queremos triplicar a frequência da atividade em busca de mais resultados. Vamos aumentando a carga até sobrecarregarmos a máquina e, com isso, ela falha. Perdermos grande parte do trabalho por falta de equilíbrio", finaliza.

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