Dicas

Especialista orienta como evitar lesões durante atividade física

Contusão acontece quando há uma sobrecarga na musculatura, seja por um trauma agudo ou excesso de treinamento

17:00 · 16.02.2018
corrida
A preparação do corpo é necessária antes de qualquer exercício físico ( Foto: Divulgação )

Os cuidados com a saúde e qualidade de vida estão cada vez mais frequentes. Neste cenário, muitas pessoas incluem a prática de atividades físicas na rotina. Apesar de todos os benefícios dos exercícios, alguns cuidados são necessários, pois quando realizados na frequência, intensidade e formas inadequadas, podem causar lesões.

De acordo com o personal trainer José Carlos Oliveira, especialista em musculação e treinamento funcional, a maioria das contusões estão ligadas ao excesso de exercício. “Na intenção de alcançar mais rapidamente os resultados desejados, as pessoas acabam exagerando e ignoram o tempo necessário de recuperação do músculo, resultando em dores, fadiga e lesões”. Para evitar desconfortos, alguns cuidados são recomendados. 

Avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade é importante realizar uma avaliação física para analisar a musculatura. “Especialmente para pessoas que estão paradas há muito tempo, é preciso verificar o nível do condicionamento físico, se há alguma lesão ou para que o educador físico passe o treino mais adequado. Assim, o exercício proporcionará mais saúde e não acarretará em lesões”, destaca.

Profissional

Para evitar lesões durante a prática de uma atividade física, é preciso o acompanhamento de um profissional capacitado que dará atenção aos movimentos executados em cada exercício, além de indicar uma sequência correta.

Aquecimento e alongamento 

A preparação do corpo é necessária antes de qualquer exercício físico. “O aquecimento faz com que a musculatura do corpo seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Depois do treino é necessário fazer um alongamento, pois este processo ajudará os tecidos musculares a relaxarem e a recuperarem forças para os próximos desafios”.  

Nutrição adequada

Ter uma alimentação balanceada pode evitar a fadiga, otimizar o período de recuperação, diminuir a ocorrência de lesões, promover qualidade de vida e ainda garantir a correta reposição dos estoques de energia.

Limites

É normal querer ultrapassar limites, mas é preciso cautela. “A intensidade dos treinos deve ser aumentada aos poucos. Nos dias em que houver incômodos, o ideal é realizar atividades moderadas ou treinar outros grupos musculares”, finaliza o profissional.

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