Nutrição

Dietas milagrosas podem afetar funcionamento do intestino

A reeducação alimentar é o método mais indicado para quem deseja emagrecer

10:19 · 01.03.2018
dietas restritivas
Estudos com pessoas acima do peso ou obesas mostram que o emagrecimento lento e com mudanças para hábitos alimentares mais saudáveis possibilita maior redução da circunferência da cintura ( Foto: Divulgação )

Todo mundo conhece alguém que emagreceu fazendo uma dieta extremamente restritiva, mas a maioria das pessoas não sabe dos malefícios que as limitações ao se alimentar podem trazer para seu organismo. Em algumas dietas, é comum a deficiência de nutrientes, o que pode causar problemas como baixa imunidade, sensação de cansaço, dor de cabeça, irritabilidade, noites de sono mal dormidas e até o mau funcionamento do intestino.

O carboidrato, por exemplo, um dos primeiros itens a serem riscados nas dietas de emagrecimento, é muito importante, pois fornece energia para o corpo, e não é recomendado simplesmente abrir mão desse nutriente. A nutricionista Beatriz Botequio, recomenda que quem deseja emagrecer a opção por uma reeducação alimentar que tenha quantidades equilibradas de nutrientes e que ao mesmo tempo seja adequada à rotina e aos hábitos de cada um. 

Mudanças 

Estudos com pessoas acima do peso ou obesas mostram que aqueles que realizam um emagrecimento lento e com mudanças para hábitos alimentares mais saudáveis têm maior redução da circunferência da cintura e do quadril, além de perderem mais gordura corporal. Já quem emagrece muito em pouco tempo apresenta maior redução de água no corpo e de massa magra. Isso mostra que emagrecimentos de longo prazo são mais saudáveis e apresentam uma perda efetiva de gordura.

Para evitar armadilhas, a profissional orienta dicas, como a busca por um profissional de saúde. "É indicado que toda reeducação alimentar ou mudança no estilo de vida seja acompanhado por um nutricionista ou um médico", afirma. Além disso, ela orienta que a restrição severa na alimentação não é saudável. "Podemos consumir todos os alimentos, desde que em quantidades adequadas e sem excessos."

Experimentar alimentos novos e hidratar-se também são algumas orientações da nutricionista."Se não tiver facilidade em beber bastante água, opte por saborizá-la com frutas, por exemplo. Isso pode ajudar na sensação de sabor".

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