Comportamento

Dia do psicólogo: profissional lida com a existência humana e suas incertezas

A data é comemorada nesta segunda-feira (27) e celebra os 56 anos de regularização da profissão no Brasil

10:14 · 27.08.2018
Psicólogo
Atualmente existem 320.541 psicólogos no Brasil, segundo o Conselho Federal de Psicologia ( Foto: Divulgação )

A palavra psicologia provém do grego “psyche”, que significa alma e, por extensão, mente, e “logos” que significa conhecimento ou razão, ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana. No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo no Brasil, em homenagem a data de regulamentação da profissão no País, no ano de 1962, por meio do Decreto de Lei nº 4.119. 

O psicólogo é o profissional que estuda a estrutura da mente, do aparelho psíquico ou do comportamento humano, lidando sempre com as pessoas e seus traumas, sentimentos, problemas emocionais e anseios. 

“Relembrar o dia do Psicólogo, da Psicóloga ou da Psicologia é deixar cada vez mais claro que todos precisamos nos conhecer melhor, e que ter orientação psicológica não é para os fracos - ao contrário, ter a coragem de fazer o enfrentamento de si mesmo, já é um ato de força e responsabilidade”, comenta o profissional Valdecy Carneiro.

Atualmente existem 320.541 psicólogos no Brasil, segundo o Conselho Federal de Psicologia. Apesar de estar mais associada à parte clínica, os profissionais da área podem trabalhar em diversos setores do mercado, como escolas, empresas, inclusive, em times esportivos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.