Reduz o estresse

Conheça os benefícios do ômega 3 para gestantes

O complemento natural é capaz de auxiliar na prevenção de doenças gestacionais

16:04 · 24.06.2018 por Foto: Estadão Conteúdo
Gestante
Ao longo do crescimento fetal, os componentes do ômega 3 ajudam no crescimento e no desenvolvimento cerebral do bebê ( Foto: Arquivo )

Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo feminino vive uma série de mudanças e de adaptações para conseguir gerar, nutrir e manter o bebê até o momento de dar à luz. Em meio a muitas expectativas e preparativos, a mulher precisa ainda redobrar a atenção nos cuidados com a saúde e encontrar a forma possível de manter-se bem ao mesmo tempo em que favorece a criança em formação.

A gestante deve procurar um médico para fazer o acompanhamento pré-natal e para checar se está tudo certo com o funcionamento de ambos os organismos. Para garantir o máximo de conforto e de tranquilidade ao longo desse período, o ômega 3 figura como uma das substâncias suplementares mais indicadas pelos médicos, já que é um complemento natural e é capaz de auxiliar na prevenção de inúmeras doenças e problemas gestacionais.

O ômega 3 é basicamente um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, com uma estrutura molecular que o classifica como um óleo essencial, ou seja, um óleo que não é naturalmente produzido pelo corpo humano e que deve ser adquirido por ingestão. O ômega 3 é amplamente encontrado em peixes de água profunda, já que os ácidos graxos estão presentes em seu organismo e acumulam-se significativamente após a ingestão de crustáceos e algas.

Benefícios para a gestante

Entre adultos, os principais efeitos do ômega 3 no corpo humano giram em torno da saúde cardiovascular, do controle do colesterol e da pressão arterial. Esse benefício é importante para ajudar a manter estáveis os níveis de batimentos cardíacos e pressão, sobretudo quando se considera o fato de que cerca de 10% das gestantes brasileiras têm um aumento da pressão ao longo da gravidez, de acordo com informações do DATASUS.

"Um bom controle cardiovascular contribui para o equilíbrio do corpo como um todo, tornando a gestação um período mais tranquilo e oferecendo para a mulher mais qualidade de vida", explica Lucas Marder de Oliveira Reis, sócio da Ocean Drop. O controle cardiovascular é essencial para reduzir os níveis de estresse gestacional, episódios de mal-estar e os riscos de depressão-pós parto.

Benefícios para o bebê

Os efeitos do ômega 3 no corpo humano variam muito em diferentes etapas da vida, mas seus benefícios em cada uma delas são significativos. Ao longo do crescimento fetal, seus componentes ajudam no crescimento e no desenvolvimento cerebral, favorecendo o crescimento adequado e sadio. No longo prazo, isso se reflete em melhores condições de desenvolvimento cognitivo da criança, favorecendo sua capacidade de raciocínio e de concentração, reduzindo as chances de desenvolvimento de déficit de atenção.

Não é só na gestação que o ômega 3 pode contribuir para a saúde dos pequenos. Durante a amamentação, ele continua a atuar no desenvolvimento cerebral e, ao longo da infância, ele atua como um fortalecedor do sistema imunológico e contribui para a manutenção da histamina cerebral, um neurotransmissor que, entre outras funções, ajuda na consolidação de memórias.

Ingestão

O ômega 3 é encontrado em sementes que contém o ácido alfa-linolênico, como a linhaça, e em maiores concentrações em peixes de água profunda, como salmão, bacalhau e sardinha. Ele também está presente em altas quantidades em algas, mais especificamente a microalga schizochytrium, que é considerada uma das fontes mais puras da substância. É, inclusive, por meio dela que os peixes o obtém ômega 3 em maiores quantidades.

No entanto, a ingestão por meio da alimentação nem sempre é capaz de oferecer ao corpo as doses recomendadas, já que os itens com altas quantidades da substância não fazem parte da alimentação diária da população, o que leva diversos médicos e nutricionistas a indicarem a suplementação em cápsulas.

A gestante que optar pela suplementação deve, assim como todos os demais consumidores desse tipo de produto, certificar-se de que o ômega 3 é ultrafiltrado, livre de mercúrio e que é armazenado adequadamente em embalagens de tonalidade escura para melhor preservação de suas propriedades.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.