Maio amarelo

Cirurgiões buco-maxilo fazem campanha para prevenção do trauma facial

Em Fortaleza, serão apresentados folders com orientação e mesas com capacetes e modelos de crânio

13:00 · 19.05.2018 / atualizado às 13:41
capacete
Dados do Ministério da Saúde de 2017 mostram que os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 34,8 mil pessoas, sendo que 1/3 delas, eram motociclistas ( Foto: Arquivo )

Para alertar motociclistas e ciclistas da prevenção ao trauma de face, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) fará uma campanha Nacional no Maio Amarelo. Em Fortaleza a ação será realizada no dia 20 de maio com distribuição de folders contendo informações sobre a importância da utilização correta de capacetes. No Brasil, a causa mais frequente de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito, em especial envolvendo motocicletas e ciclistas.

Também será montada uma mesa com capacetes e modelos de crânio para orientação e prevenção do trauma de face. “O uso adequado do capacete diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado à colisão”, afirma o presidente da entidade, José Rodrigues Laureano Filho.

Acidentes 

O trânsito brasileiro é considerado um dos piores e mais violentos do mundo e, na medida em que aumenta o número de veículos em circulação, aumentam as vítimas de acidentes. No Brasil, existe mais de 14 milhões de motocicletas em circulação, o que corresponde a 25% da frota nacional. A motocicleta tornou-se o meio de transporte individual mais popular do Brasil.

Dados do Ministério da Saúde de 2017 mostram que os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 34,8 mil pessoas, sendo que 1/3 delas - quase de 12 mil pessoas - eram motociclistas. No mesmo ano, foram registradas 95.314 internações de motociclistas, resultando em um gasto de R$ 127 milhões, 50% do total com internações de vítimas de acidente de transporte terrestre no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os acidentes com ciclistas também mostram um panorama grave: em 2017, 10.764 ciclistas foram internados por acidente de trânsito no Brasil, ou seja, em média são 30 internações por dia ou mais de uma internação por hora. Os custos passaram de R$ 12,5 milhões.

Serviço

Maio Amarelo - Prevenção do Trauma de Face - Fortaleza
Data: 20 de maio - domingo
Horário: 10h30
Local: Avenida Beira-Mar - Praça dos Estressados

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.