Melhor escolha

Caminhada e corrida: saiba mais sobre os benefícios das duas modalidades

Os exercícios intercalados aceleram o metabolismo por um período maior

A corrida é um exercício que exige um pouco mais de cuidado, pois necessita de maior eficiência pulmonar, muscular e cardíaca ( Foto: Divulgação )
09:00 · 15.08.2018 / atualizado às 09:38 por Estadão Conteúdo

Tanto a caminhada quanto a corrida são bons exercícios para melhorar o sistema cardiorrespiratório e fortalecer os músculos, mas com intensidade diferente em cada um. Existem ainda algumas diferenças que devem ser consideradas para a escolha do exercício mais adequado. 

A caminhada é um ótimo início para pessoas que precisam iniciar o hábito de se exercitar, movimenta várias partes do corpo, ajudando a manter o peso e na prevenção de doenças do coração e do sistema circulatório.

A corrida é um exercício que exige um pouco mais de cuidado, pois necessita de maior eficiência pulmonar, muscular e cardíaca. Sendo assim é importante consultar um médico antes de começar a prática. O maior benefício da corrida é a facilidade que a mesma propicia na perda de peso, já que aumenta o gasto calórico consideravelmente e acelera o metabolismo. A atividade também melhora o sistema imunológico, a memória e o sono.

Perfil 

Ponto importante a ser considerado na escolha entre caminhada e corrida é o perfil da pessoa. As duas modalidades estão relacionadas a saúde mental. Portanto, é fundamental que o praticante aprecie a atividade. Se a sensação de movimento é satisfatória, mas a pessoa prefere aproveitar isso de forma mais leve e descontraída, a caminhada é o mais indicado. Já se a pessoa gosta de sentir cada músculo trabalhando com intensidade e tem prazer na superação, o melhor exercício é a corrida.  

Uma dica interessante para quem já faz caminhadas é intercalar com períodos de corrida, dessa maneira poderá gradativamente melhorar a resistência e condicionamento físico. Outro benefício interessante é que esses exercícios em conjunto aceleram o metabolismo por um período maior. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.