Estética

Aplicação de botox pode ser realizada em época de calor

Cirurgião plástico explica os cuidados que garantem a segurança do procedimento

13:30 · 23.01.2018
botox
Com rápida recuperação, a aplicação de botox ajuda a melhorar não só a aparência física, mas também a autoestima ( Foto: Divulgação )

Começo de ano, carnaval, tempo de festa e calor. Uma das preocupações dessa época é estar bem com a autoestima para aproveitar ainda mais a folia. No entanto, algumas dúvidas, como segurança, rapidez e a precisão dos resultados cercam a mente de quem gostaria de fazer procedimentos estéticos, como o botox.

Segundo o cirurgião plástico e especialista em procedimentos faciais, Dr. Rafael Werneck, entre os diversos tipos de tratamentos estéticos que proporcionam um bom resultado final, um dos mais procurados nessa fase é a toxina botulínica, conhecido popularmente por botox. A toxina trata-se de uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum e geralmente é indicada para amenizar rugas e linhas de expressão.

Com rápida recuperação, a aplicação de botox ajuda a melhorar não só a aparência física, mas também a autoestima. “As aplicações de botox proporcionam o relaxamento da musculatura, o que gera a aparência mais rejuvenescida e os primeiros resultados acontecem entre 48 e 72 horas após a aplicação”, explica o cirurgião plástico. 

Temperatura

Apesar de que temperaturas amenas facilitam a recuperação de cirurgias faciais, a aplicação da toxina botulínica independe do clima, já que não faz necessidade de recuperação cirúrgica. O efeito do procedimento perdura até seis meses em pessoas que não fazem muita atividade física. Já entre pessoas que praticam bastante exercícios físico, a durabilidade é menor porque a musculação estimula a reabsorção da substância do botox. 

"Expressão congelada"

Com o passar do tempo, os músculos do rosto, que se contratem constantemente, ocasionam as famosas linhas de expressão, que através da aplicação de pequenas doses de toxina botulínica são amenizadas e não “congeladas", o que proporciona um aspecto mais natural, suavizando as rugas do rosto, pescoço, cantos da boca, mandíbulas, entre outros locais, sem perder a aparência natural e a mímica facial do paciente. Para isso, a importância da utilização de dosagens moderadas de acordo com a necessidade de cada pessoa e profissionais qualificados.

Dor

Durante a aplicação, provavelmente a paciente possa sentir uma leve picada da agulha. No entanto, depende da sensibilidade de cada pessoa. É possível a aplicação de anestésicos locais ou outras técnicas previamente ao procedimento para alívio. 

Repouso

A aplicação é feita em, geralmente, 20 minutos e a paciente pode retomar suas atividades na mesma hora, embora atividades físicas não sejam recomendadas pelas próximas 4 horas. 

Não deitar

Após a aplicação, o paciente não deve deitar, abaixar a cabeça ou realizar atividades físicas intensas para que não haja dispersão da toxina aplicada para outras regiões da face durante 4 horas. Massagens ou esfoliações na face também não são recomendadas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.