Aerofobia

Ansiedade está ligada ao medo de voar, diz especialista 

A condição ocupa a mente com algo que pode ou não acontecer no futuro

14:00 · 15.02.2018
Aerofobia
Como a ansiedade está por trás do medo de voar, se a pessoa percebe que seus sentimentos são desproporcionais à situação, o ideal é procurar ajuda especializada ( Foto: Divulgação )

Quem nunca se sentiu ansioso? A ansiedade é um sentimento natural, que faz parte da evolução da humanidade. Entretanto, ela pode se tornar uma doença, principalmente quando nos impede de trabalhar, sair e viajar de avião, por exemplo.

Embora a ansiedade seja muito parecida com o medo, há diferenças. Se nos deparamos com uma cobra, prestes a dar o bote, sentimos medo. Mas se ficamos em casa, pensando na possibilidade de sermos atacados por uma cobra, por exemplo, sentimos ansiedade. Assim, podemos dizer que a ansiedade é uma espécie de “preocupação”, ou seja, ocupar a mente com algo que pode ou não acontecer no futuro.

E é justamente a ansiedade que impede a maioria das pessoas de viajar de avião. Segundo a psicóloga Fernanda Queiroz, as pessoas que se preocupam de forma excessiva, ou aquelas já diagnosticadas com algum transtorno da ansiedade, são mais propensas a desenvolver algumas fobias, como a fobia de voar. “O que vemos no dia a dia é que, em muitos casos, o problema não é o avião, mas sim o medo de ter uma crise de ansiedade durante a viagem”.

Rapidez 

Uma crise de ansiedade pode afetar qualquer pessoa. “Tudo acontece muito rápido, com uma série de sintomas surgindo ao mesmo tempo. Falta de ar, tontura, sudorese, taquicardia, enjoo, inquietação, dor de barriga e desconforto são algumas manifestações”, explica Fernanda. E do mesmo jeito que a crise chega, vai embora, na maioria dos casos.

Entretanto, há pessoas que criam pensamentos automáticos e distorcidos sobre uma possível crise de ansiedade dentro do avião, como por exemplo, “quem vai me socorrer”; “vou passar vergonha”, “todo mundo vai presenciar minha crise” e assim por diante. E com isso acabam evitando ao máximo viajar de avião para não ter que enfrentar o medo de ter uma crise em pleno voo.

Prevenção

Como a ansiedade está por trás do medo de voar, se a pessoa percebe que seus sentimentos são desproporcionais à situação, o ideal é procurar ajuda especializada para que isso não evolua para algum transtorno mais grave.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.