Aula prática

Ação gratuita promove conscientização sobre reanimação cardiopulmonar

O evento será realizado neste sábado (18), no North Shopping Jóquei, a partir das 14h

15:00 · 17.08.2018
reanimação cardiopulmonar
A parada cardiorrespiratória é a causa mais grave de perda de consciência devido à interrupção do fluxo sanguíneo cerebral, exigindo rápido atendimento ( Foto: Divulgação )

Neste sábado (18), uma ação voltada ao Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar será realizada em Fortaleza. Aberto ao público, o evento acontecerá no North Shopping Jóquei, a partir das 14h. A iniciativa é da Liga de Emergência, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O intuito da ação é informar a comunidade sobre como reagir em caso de parada cardiorrespiratória (PCR). Na ocasião, médicos e acadêmicos de Medicina e outros profissionais de saúde, todos devidamente treinados nas habilidades exigidas, repassam aos participantes protocolos de atendimento relacionados a PCR. Quem estiver presente e completar o treinamento, individual e com duração de 10 minutos, recebe um manual informativo com dicas em primeiros socorros.

Segundo Gabriela Soeiro, Coordenadora de Extensão da Liga de Emergência, o evento busca concientizar a população por meio da prática, focando em casos de paradas cardiorrespiratórias, mas também em obstruções das vias aéreas por corpo estranho (engasgo). "É importante que a população conheça essas técnicas, porque a cada 100 pessoas que sofrem parada cardíaca, 90 morrem antes da chegada ao hospital. Com isso, mais pessoas vão chegar ao serviço médico de emergência sem estarem com a saúde tão comprometida", afirma. 

A PCR é a causa mais grave de perda de consciência devido à interrupção do fluxo sanguíneo cerebral, exigindo rápido atendimento para evitar o óbito da vítima.

Serviço

Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Data: 18/08 (sábado)

Horário: a partir das 14h

Local: North Shopping Jóquei - Espaço Saúde Jóquei (Piso L2)

Acesso gratuito. Informações: (85) 3403.7042 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.