Escolha do brasileiro

45% dos consumidores priorizam a compra de medicamentos genéricos

Segundo pesquisa, 33% dos consumidores compram produtos diferentes do objetivo inicial buscando economia

09:14 · 02.07.2018
Genéricos
Segundo pesquisa, 45% dos consumidores apontaram que adquiriram medicamentos predominantemente genéricos, outros 55% compraram predominantemente os de marcas ( Foto: Divulgação )

A possibilidade de economia, proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo com que grande parcela da população já considere essa opção na hora da compra. Os dados são resultados da pesquisa Análise do Perfil de Compra dos Shoppers (compradores) em Farmácias - 2018, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), em parceria com a Unicamp e com o Instituto Axxus.

Segundo a pesquisa, o número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante expressivo. 45% dos consumidores apontaram que adquiriram medicamentos predominantemente genéricos, já os outros 55% compraram predominantemente os de marcas.

“Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e hoje já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores, eles possuem um grande potencial competitivo por causa da economia que ele proporciona, sendo que os preços são fundamentais na escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da Febrafar. 

Ele se refere ao fato de que a pesquisa também aponta a prioridade que o consumidor está dando ao preço em relação à marca na hora de adquirir medicamentos. Segundo a pesquisa, 33% dos consumidores, acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial e metade desses clientes buscavam economia (50%).

“É importante reforçar, porém, que o cliente não está indo contra a indicação médica, mas sim buscando uma alternativa real, sendo que o genérico possui a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o medicamento de referência”, complementa Tamascia.

Método 

O estudo teve como objetivo apurar as características de compras de medicamento dos brasileiros, bem como o tipo de medicamento adquirido, o índice de intercambialidade de medicamento e os motivos que levaram a essa troca.

A pesquisa foi realizada por 152 entrevistadores que abordaram quatro mil consumidores brasileiros enquanto esses saíam das farmácias em que estiveram para efetuar uma compra. 

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