qualidade de vida

Nutrição afeta crescimento infantil

Fonte natural de ferro e zinco, o feijão auxilia o crescimento infantil, sendo opção natural de alimentação para garantir o desenvolvimento saudável dos ossos
00:00 · 17.02.2018

Muitas vezes o crescimento dos filhos acaba sendo um motivo de preocupação dos pais, principalmente quando a criança é mais baixa do que os amigos da escola. Em 2015, o Banco Mundial descobriu que, globalmente, 23% das crianças menores de cinco anos possui uma estatura mais baixa do recomendado para a idade. No entanto, a nutrição pode ser ótima aliada para melhorar esse quadro.

LEIA AINDA
> A leitura torna o mundo mais colorido
> Leitura humaniza ambiente hospitalar

Diversos fatores influenciam o crescimento inadequado de uma criança. E, por mais que possa parecer apenas uma questão física, ele também contribui no aprendizado e no desenvolvimento infantil.

Intervenção nutricional

Um estudo recente mostrou que o crescimento insatisfatório pode ser recuperado por meio de intervenção nutricional e aconselhamento alimentar, principalmente em crianças com idade acima de quatro anos.

Além disso, constatou que nos casos de complementação alimentar foram restabelecidos o peso e a altura das crianças com o consumo de suplemento nutricional, duas vezes ao dia.

Porém, algumas opções naturais podem garantir resultados semelhantes. Alimentos como feijão, carne, espinafre e camarão são boas fontes de zinco que auxilia diretamente o aumento do peso. Já a gema do ovo e produtos lácteos possuem vitamina D relacionada ao crescimento saudável dos ossos.

Segundo Patricia Ruffo, nutricionista e gerente científico da divisão nutricional da Abbott, qualquer queda considerável nos padrões de crescimento pediátrico devem ser motivo de preocupação. "Por isso, é sempre importante estar atento para detectar sinais de crescimento lento das crianças e, mais importante, ajudá-las a serem mais saudáveis por meio da nutrição equilibrada", ressalta.

Saiba mais

Crianças abaixo do peso precisam aumentar a quantidade de calorias na dieta

Calorias extras, resultantes da mistura saudável de carboidratos, proteínas e gorduras, são encontradas principalmente nas fontes vegetais

Proteínas e carboidratos contêm quatro calorias por grama, enquanto cada grama de gordura possui nove

Alimentos com ferro ajudam a fornecer oxigênio para as células do corpo. O consumo de ervilha, carnes e feijão também estimula o crescimento de crianças que estão com deficiência desse mineral

Brincadeiras ao ar livre auxiliam a produção de vitamina D, pois o organismo absorve a substância pela liberação de raios do tipo ultravioleta B

Fonte: Patrícia Ruffo, nutricionista

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.