AEDES aegypti

Mosquito da dengue tem mostra interativa

00:00 · 27.01.2018
Image-0-Artigo-2353980-1
Exposição apresenta, por meio de escultura e recursos tecnológicos, como identificar o transmissor

Uma escultura gigante do transmissor da dengue está entre as atrações da exposição "Aedes: que mosquito é esse?", realizada pela Fiocruz. A mostra interativa passeia pelo complexo universo do inseto, usando tecnologia avançada e material multimídia. A atração fica em cartaz até o mês de abril, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Jangurussu.

Para o diretor da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Paulo Elian, "a exposição apresenta a complexidade científica e social dos problemas sanitários de maneira clara e em linguagem direta. É o conhecimento a serviço da vida e da saúde da população", diz. A iniciativa conta também com o patrocínio da Sanofi, e o apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

"Acreditamos na educação como elemento-chave para que a população tome consciência e cuide de sua saúde e de todos no seu entorno. Juntos, podemos mudar o cenário das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Brasil", comenta Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur no Brasil.

Diversas ações estão à disposição do público, entre elas o "Quintal Interativo", em que é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do Aedes aegypti. A ideia é convidar o visitante a encontrar criadouros do vetor, como pneus, caixas d'água destampadas e garrafas armazenadas de forma incorreta.

O jogo "Detetive da Dengue" apresenta cenários onde o participante deve identificá-los e tocá-los para eliminar a ameaça. Quem encontrar e bloquear mais focos, ganha a partida e acumula pontos na passagem à próxima fase. A caça ao mosquito será intensa! Brincando, o visitante poderá usar um aplicativo para achar criadouros do inseto ao longo da exposição, que tem acesso gratuito. Mais informações : (85) 3444.6201.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.