Renovação celular

Modos de maximizar o 'sono da beleza'

Cuidados com a pele no período noturno e o uso do cosmético adequado favorecem a renovação e a reparação celular

Dormir com o rosto higienizado, tonificado e livre de maquiagem é o primeiro passo mais importante no modo de tratar e garantir a saúde da pele
00:00 · 09.09.2017
Das novidades em ativos destaque para o Collrepair (desglicante), Celligent (antioxidante), Liftonin (rugas) e Hyaxel (hidratante) ( Foto: Helene Santos )

Pesquisas apontam que o momento mais favorável para a recuperação celular completa é durante a noite. Isso traz benefícios para a pele, desde que a pessoa siga a recomendação das seis ou oito horas de sono.

No entanto, o pesquisador em cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, Lucas Portilho, afirma ser possível maximizar o efeito e ter bons resultados para uma pele mais viçosa, hidratada e luminosa, seguindo uma rotina de cuidados com a pele.

A utilização de cremes e ingredientes potencializa o efeito anti-idade. Entre os recursos específicos e benéficos mais utilizados, o especialista recomenda o sabonete. Ir para a cama com um rosto limpo, sem maquiagem, é o primeiro e mais importante modo de tratar da pele. De acordo com o cosmetólogo, o ideal é escolher um sabonete compatível ao tipo de derme.

Recursos

"Para quem mora em grandes cidades, o sabonete antipoluição com o ingrediente Exo-P é ideal. A substância 'sequestra' os metais pesados e reduz a atividade dos radicais livres", destaca.

A esfoliação retira células mortas da superfície e, além da limpeza, ela estimula a renovação celular e ajuda a deixar o caminho livre para os cremes de tratamento que devem ser aplicados na sequência. "Cuidado com os grânulos esfoliantes maiores, prefira os ultrafinos, como os da seda do arroz, e adicione à fórmula ingredientes calmantes como aveia coloidal", diz o especialista. 

Absorção

O sérum é um líquido viscoso que atua de forma mais concentrada na pele, tem rápida absorção e traz revitalização em pequenas gostas. O produto pode reduzir a profundidade das rugas, tem ação antioxidante, hidratante, desglicante combatendo os malefícios do açúcar na pele, dependendo dos ativos utilizados. Conforme o profissional, uma boa fórmula é combinar ingredientes para atuar em sinergia.

Hidratação

Quando o sérum secar é hora de aplicar o creme rico em hidratantes e nutritivos. "Há várias substâncias como o ácido hialurônico, a glicerina, o pantenol e Niacinamide PC, que melhoram a função de barreira da pele. 

"Pode parece extravagante, mas a fronha de seda do travesseiro é mais suave na pele porque, ao contrário do algodão, a seda não 'suga' a umidade da pele e cabelo, além de evitar estranhas dobras em seu rosto", recomenda. 

Outras dicas, conforme orientação médica importantes, estão relacionadas ao uso de um creme com retinol e climbazol. A composição pode oferecer mais benefícios anti-idade. "O retinol tem a capacidade de melhorar o turn-over (renovação) celular, fazendo com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície.

O climbazol em associação potencializa a ação dos retinoides. "As máscaras de biocelulose podem ser aplicadas duas vezes por semana, com vários benefícios de acordo com o ingrediente escolhido", conclui Lucas Portilho. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.