Boa forma

Medidas para manter o treino nas férias

Crianças em casa, horários diferentes, são modificações que afetam os hábitos na prática de exercícios

Esperadíssimas pelas crianças, as férias escolares causam alterações no cotidiano da família e costumam afetar a realização dos treinos físicos
00:00 · 15.07.2017
Para mater o foco na realização dos treinos, mesmo no período das férias, o ideal é avaliar os resultados na boa forma física e na qualidade de vida

Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que 27% das pessoas, quase uma em cada três, abandonam o treino no período de férias escolares. Segundo a atleta Cris Senna, essa "pausa", que deveria ter data certa para terminar, pode se tornar definitiva. Isso porque após algum tempo parado, boa parte dos praticantes acaba desistindo dos exercícios.

Atuante de esporte há mais de 15 anos, Cris Senna testou diversas modalidades até chegar ao Desafio Vip 60, método que mistura exercícios de alta intensidade (Hiit) com movimentos de artes marciais.

Acostumada a se dedicar a atividades físicas o ano inteiro, a atleta dá dicas simples para evitar que a pessoa interrompa os exercícios físicos nas férias.

Gerenciar o tempo

Parece um paradoxo, mas com o aumento de atividades no período de férias, o tempo para se dedicar aos exercícios diminui, consideravelmente. Para Cris Senna, muita gente opta por resolver pendências nas férias, como fazer uma consulta médica que não consegue encaixar na agenda do dia a dia, um curso ou mesmo atividades de lazer que não permitem conciliar com a rotina do dia a dia.

"O importante é achar um tempinho entre os compromissos. Pode ser logo ao acordar ou no fim do dia. O ideal é não abandonar o treino", sugere.

Segundo a atleta, é possível manter a forma com menos de 20 minutos diários de dedicação. Estabelecer prazos e metas também é uma forma de alcançar resultados e não perder o pique para treinar, mesmo durante as férias. "O que importa é a persistência. Apesar do tempo curto, não desista nem abra exceções. Mantenha o foco no treino e siga em frente", ensina Cris Senna.

Resultados

Depois de meses trabalhando para conquistar a boa forma, seria uma pena colocar tudo a perder em apenas 30 dias.

"Pensar nos resultados dos treinos, gera motivação. Quando a preguiça bater, lembre-se de quando começou a treinar, do que o motivou, e o que mudou em sua vida até aqui. Avalie o progresso na forma física e na qualidade de vida, certamente isso irá ajudá-lo a manter-se focado", diz.

Projeto biquíni

No fim de semana, pode rolar um banho de mar ou piscina. Para encarar, a silhueta em forma ajuda a levantar a autoestima. Além disso, para quem se dedica a treinar regularmente tem diversas vantagens, entre elas, a disposição extra para algumas atividades realizadas nas férias, como brincar com crianças ou fazer algum programa ao ar livre.

"A prática esportiva deve fazer parte da rotina, independentemente de a pessoa estar de férias ou não. Encare os treinos não como uma obrigação a cumprir, mas como um estilo de vida e um investimento no seu bem-estar", revela.

Viagens

Uma das principais opções para aproveitar as férias são as viagens com a família. Lugares diferentes podem não ser 100% adequados para a realização de exercícios. Isso à primeira vista pode parecer obstáculo impossível de superar, mesmo para quem quer manter o hábito de treino.

Uma sugestão prática para a ocasião é O Desafio VIP 60. Conforme a criadora, a técnica é adaptada ao cotidiano de pessoas comuns, que precisam manter a forma mas têm pouco tempo e espaço disponível. O método propõe, ainda, começar com movimentos mais simples e ir evoluindo, assim, consegue que praticantes de todos os níveis de condicionamento se adaptem.

Local de treino

"Os exercícios físicos podem ser feitos em lugares com espaço reduzido, como quartos de hotel. Para maior mobilidade, existe o app com módulos de exercícios, dicas motivacionais e receitas fitness.

"Como o celular se tornou um objeto cotidiano, o aplicativo, além de abrir possibilidade de se exercitar em áreas externas, evita qualquer desculpa para abandonar os treinos, mesmo durante viagens", complementa Cris Senna.

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