Tratamento

Linhas de expressão que surgem em mímica facial

00:00 · 11.08.2018
RUGAS
A hidratação noturna pode ser realizada com concentrações de vitamina C (de 20 a 30%) combinadas com palmitato retinol de vitamina A, E e outras substâncias

Sempre que a pessoa sorrir ou fica irritada, ela franze a testa. E o ato de beijar leva a musculatura a trabalhar com mais intensidade, principalmente aquelas que têm força de expressão dinâmica acentuada.

Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, os movimentos marcam a pele e fazem com que as rugas se tornem estáticas, aparecendo mesmo em repouso e marcando precocemente o rosto com sinais de envelhecimento. "Mas calma, o tratamento não tem a ver com evitar expressões e se tornar uma pessoa 'sem vida', sem graça. Ele é mais fácil do que parece".

Cuidados

Logo que surgem as primeiras marcas, é necessário hidratar e proteger a pele. Na hidratação, um dos elementos mais importantes é o uso do ácido hialurônico de baixo peso molecular que pode vir enriquecido com açúcares que segurem água na pele e mantenham o turgor. "Esse ácido pode ser vetorizado com silício para manter a elasticidade e resistência da pele a todos os agressores ambientais", explica a especialista.

A substância deve ser utilizada com antioxidantes e principalmente a fotoproteção. "Eu indicaria, sobretudo, muita hidratação. Dessa forma, a pele não ficará opaca e o paciente não terá a sensação de 'repuxar", diz.

A rotina skincare inclui necessariamente a higienização, a limpeza, a tonificação e a hidratação facial pela manhã e à noite.

O sabonete deve ser natural, o tônico com substâncias mais adstringentes é a hidratação na forma de séruns, de fluidos, de loções sem gordura para peles oleosas. "Na pele madura, o ideal é que a hidratação seja com cremes, de leite, de loções com lipídeos e fosfolipídeos, que formem uma segunda barreira de proteção sobre a pele", indica.

Por fim, a dermatologista lembra que é necessário ter hábitos saudáveis. Dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra e rica em proteína, muita água para se manter hidratado de dentro para fora.

"Os suplementos com silício, peptídeos, aminoácidos, e biotina ajudam a amenizar as rugas. Porém, devem ser orientados por um dermatologista", alerta.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.