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Fluidez no movimento: o corpo agradece

Seja qual for o tipo de modalidade escolhida, o conjunto de exercícios busca alcançar o equilíbrio corpo e mente

00:00 · 20.05.2017
Vida
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A osteopenia (perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos) levou Delza Silveira, 68 anos, à prática do Pilates tradicional. "Com a indicação de cirurgia no joelho, larguei a musculação e fiquei com o Pilates, associado à dança de salão e à caminhada", pontua.

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Também iniciada na clínica Somnis, há quatro anos, Delza não cogita deixar de lado os benefícios (equilíbrio, habilidade e força) que conferem ao seu corpo. "Pilates é muito bom e, quando se encontra uma equipe como a Somnis, tudo melhora. A atenção e a amizade dedicadas aos pacientes dão entusiasmo para continuar mesmo sem dores". É o que descreve Delza Silveira, que já passou por várias modalidades da técnica.

Crianças e iniciantes

O "Pilates Day", que acontece neste sábado (20), no aterro da Praia de Iracema, visa ampliar o conhecimento sobre as diversas modalidades e, assim, reduzir os quadros dolorosos, melhorar a qualidade do sono dos praticantes.

Além da suspensa, da avançada e da com bola, outras seis categorias serão oferecidas à população, a exemplo das aulas direcionadas para crianças e iniciantes, ambas eficazes na melhora da postura e no alinhamento dos membros.

"É uma boa opção de atividade física para os pequenos, pois terá como objetivo não 'esculpir o corpo' como nos praticantes adultos, mas estimular o crescimento psicomotor com exercícios que atuam na coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade", destaca a fisioterapeuta Gláucia Rodrigues. A aula pode ser individual ou em grupo, com o uso de acessórios (bolas, rolos, discos de rotação e meias-luas).

Acessórios lúdicos

O Magic Circle (ou Flex Ring) nasceu da inspiração de Joseph Pilates mediante o uso de tonéis de carvalho que armazenavam cerveja. "Ele usou os aros dos barris para criar esse acessório simples, leve, compacto e versátil para ser utilizado em estúdios, em casa ou ao ar livre", indica a fisioterapeuta Mirian Mota.

Divertido e desafiador, assim é definido o Neopilates. É a união de conceitos - o treinamento funcional e as atividades circenses e lúdicas. "Oferece várias possibilidades de exercícios, aumentando as opções de condutas terapêuticas e fitness", explica a fisioterapeuta Emanuela Almeida.

Como uma das mais novas modalidades, o SupPilates propicia a integração corpo e mente. "É uma maneira desafiadora, pois o balanço das ondas torna os exercícios mais difíceis e as adaptações dos movimento são mais limitadas", descreve Elayne Vieira.

Canais de energia

O método Gyrokinesis explora a fluidez do movimento com posturas que trabalham a respiração de forma harmoniosa, reeducando o corpo a ter força, flexibilidade e agilidade por meio de exercícios sentados em um banquinho. Os movimentos estimulam os órgãos internos, integrados com diferentes padrões da respiração,

Além do banquinho, o praticante realiza exercícios em pé e deitado, muitos deles criados a partir da observação de animais. "As pessoas costumam dizer que passam a ter mais energia, mas não há ganho de energia e sim liberação. Os movimentos (juntamente com a respiração) 'abrem' ou liberam os canais de energia", conclui o fisioterapeuta José Meudo.

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