Circulação

Exercícios melhoram o retorno venoso

É inegável que praticar atividade física faz bem para a saúde. Porém, é comum surgirem dúvidas na escolha

A corrida é uma atividade indicada para pessoas com maior aptidão e um condicionamento físico melhor. Isso porque, o impacto nas articulações e o nível de exigência muscular é alto, o que amplia os riscos de possíveis lesões
00:00 · 30.12.2017

Apesar da corrida e a caminhada possuírem benefícios similares, os objetivos atingidos por meio de cada um dos exercícios são distintos.

Para a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, ambas as atividades são boas para a saúde e alguns benefícios são comuns nas modalidades, como por exemplo, o controle da hipertensão, do diabetes e do colesterol e a liberação de endorfinas, hormônios que relaxam o corpo, geram sensação de bem-estar e auxiliam na boa qualidade do sono.

No entanto, na hora da escolha, tudo depende do objetivo final: perda de peso, condicionamento físico ou ambos. Tanto a corrida quanto a caminhada são excelentes para o sistema circulatório, pois a prática de exercícios aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. "Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente", completa a médica.

Boas escolhas

Se o objetivo é perder peso ou competir, a corrida é a melhor escolha. Isso porque de acordo com a especialista, na corrida, a capacidade de perda energética e, consequentemente, de perda de peso é maior. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico.

Porém, a corrida é indicada para pessoas que têm maior aptidão e um condicionamento físico melhor. "Quando corremos o impacto nas articulações e o nível de exigência muscular é maior, o que aumenta os riscos de possíveis lesões. Mas, se aliada à musculação, os riscos de sofrer com estas lesões podem ser diminuídos", explica.

Para diminuir as dores pós-corrida, uma boa estratégia é apostar nas meias elásticas esportivas. "Elas têm compressão graduada que pode variar de 15-23 mmHg até 20-30 mmHg dependendo do fabricante e são capazes de melhorar o retorno venoso, manter a musculatura aquecida, reduzir a fadiga muscular, acelerar a recuperação, diminuir a incidência de cãibras e dores na panturrilha, além oferecer efeito benéfico durante o exercício. Isso também pode melhorar a performance", explica a Dra. Aline Lamaita.

Há um efeito imediato e uma ação pós-atividade física. "O uso da meia diminui os produtos de degradação, os ácidos lático e pirúvico, que estão ligados àquela dor muscular do dia seguinte ou 48 horas depois de uma corrida. No caso da meia, acelerando a circulação, ela diminui a concentração desses ácidos", ressalta a angiologista.

Apesar dos vários benefícios, a médica alerta que é importante sempre ficar atento às especificações da meia, tirar medidas adequadas para que tenha um ajuste perfeito nas pernas, além de consultar um cirurgião vascular.

Já se o objetivo é sair do sedentarismo ou preparar o corpo para atividades físicas mais pesadas, a caminhada é o ideal. Segundo a Dra. Aline, a caminhada protege mais o coração, por exigir menos esforço do órgão. O risco de lesões ao caminhar também é menor quando comparado à corrida. Além disso, a atividade auxilia no combate à osteoporose, protege contra infartos e pode ser realizada por um grupo maior de pessoas, como iniciantes, idosos e obesos.

Porém, o mais importante é sempre respeitar seus limites. Para quem quer começar a correr, algumas dicas como intercalar entre corrida e caminhada, focar na respiração e fazer exercícios para fortalecer a musculatura podem ser muito proveitosas. "A caminhada e a corrida possuem seis propósitos e o ideal é que, antes de iniciar qualquer exercício, seja feita uma avaliação médica. Com isso, poderá ser recomendada para o praticante a modalidade que traga mais benefícios. Se bem indicadas e feitas com a assistência adequada de um profissional, ambas as atividades podem melhorar muito a condição do nosso sistema circulatório", finaliza a cirurgiã vascular.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.