Alimentação

Dieta restritiva pode envelhecer a pele

Além de gorduras e açúcares, os alimentos veganos e vegetarianos podem apresentar resultados negativos

As dietas vegetariana e a vegana precisam ser bem planejadas para fornecer os nutrientes e, principalmente, os aminoácidos essenciais para o organismo
00:00 · 10.03.2018

Provavelmente, a expressão "você é o que você come" já passou pelos seus ouvidos alguma vez na vida. Geralmente designada para repreender quem só ingere comidas altamente gordurosas ou ricas em açúcar e que aceleram o envelhecimento da pele. Porém, essa frase deve ser vista com uma nova amplitude.

Pelo menos foi o que revelou o Congresso Americano de Dermatologia, realizado em fevereiro nos Estados Unidos. Dietas restritivas e desbalanceadas, com baixas ingestões de proteínas, vitaminas e carboidratos podem afetar negativamente a pele, na medida em que não fornece nutrientes essenciais.

"Por outro lado, o excesso de proteína é capaz de conduzir a um envelhecimento ainda mais agressivo", conta a dermatologista Dra. Thais Pepe. No entanto, a médica diz que sem proteínas é impossível fazer síntese de colágeno e elastina, vital para manter a pele firme e sem flacidez.

Além de proteínas, a dermatologista recomenda a ingestão de vitamina C, pois ela também é essencial para a síntese de colágeno. As dosagens, no geral, são de 20 a 30g nas principais refeições. O consumo abundante de proteínas sinaliza às células uma necessidade de reproduzir, diferenciar e crescer por meio de reguladores como insulina, leptina e IGF.

"As células são tipicamente configuradas para crescer ou reparar danos. Com a via mTor estimulada, há um aumento nos ciclos de crescimento celular e uma inibição dos processos de reparação necessários para a longevidade saudável", explica Dra. Thais Pepe.

Carboidratos  

Apesar de importante para conferir energia ao corpo, o carboidrato em excesso pode interagir com as proteínas e gorduras para causar os AGEs (Agentes avançados de glicação) que alteram as estruturas e funções do colágeno e elastina, causando desordens na pele, com aparecimento de rugas, flacidez e manchas. "A glicose em excesso pode provocar desregulação dos genes pró-longevidade e aumentar a concentração de methylglyoxal, um tipo de AGE", ressalta a médica.

Já o tipo de gordura é o mais importante para colher benefícios ou problemas. Elas são divididas em saturadas, encontradas principalmente em carnes vermelhas que aumentam o colesterol ruim e insaturadas de origem vegetal e peixes, diminui o colesterol ruim.

"E tudo isso reflete na pele, que sofre menos com os radicais livres, quando a boa gordura é usada como fonte de energia, pois ela causa menos estresse oxidativo ao corpo do que consumir carboidrato", esclarece a Dra. Thais Pepe.

Recomendações

No caso da pele seca, a ingestão de alimentos ricos em ômegas, como castanhas, abacates e azeite de oliva, ajuda a formar a boa membrana hidrolipídica, que ajuda na proteção e fortalecimento da pele contra os agressores ambientais, ao mesmo tempo em que confere luminosidade à derme.

Outras indicações são as vitaminas micronutrientes essenciais que o organismo não consegue produzir sozinho em quantidades suficientes. Elas podem ser solúveis em água ou em óleo. "Uma das mais importantes é a nicotinamida, que pode melhorar consideravelmente a hidratação da pele, diminuir a hiperpigmentação e ajudar no controle da acne por seu papel anti-inflamatório", afirma a especialista.

Carnes magras, leveduras, leites, ovos e legumes fornecem essa vitamina, que tem importante papel no metabolismo energético e na reparação do DNA. "A vitamina C, referência em antioxidantes e a vitamina A, importante na renovação celular, sendo indicada para rejuvenescimento e acne. Por isso, devem ser consumidas".

Minerais

Um dos mais importantes minerais para a pele é o selênio, segundo a especialista. Ele é necessário para a produção de glutationa, que ajuda a proteger contra os radicais livres, melhora a elasticidade, fortalece o cabelo, as unhas e age contra infecções. A castanha e a noz são fontes de selênio. 

O consumo de água é fundamental para o transporte de nutrientes e a hidratação do organismo como um todo, a ingestão ideal de água por dia melhora a circulação e expressivamente a pele. "A água de coco ajuda a eliminar as toxinas, diminuindo o edema e reavivando a pele", revela a Dra. Thais Pepe.

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