COLUNA

Top.com: Sistema linfático

00:00 · 30.12.2017

A drenagem linfática manual é um tipo de massagem que estimula e acelera a circulação do sistema linfático. De acordo com a esteticista Andressa Azevedo, para realizar esse tipo de massagem que ajuda a eliminar o líquido retido no organismo, a pressão deve ser leve. "Isso porque, o sistema linfático é superficial, portanto a terapia tem um efeito agradável e relaxante".

Segundo a profissional, a técnica manual pode ser realizada sobre os membros com retenção hídrica, celulite e estrias. "Assim, pessoas que se submeteram a lipoaspiração e pacientes cujos gânglios linfáticos foram removidos - o pós-operatório de mastectomia - são os mais indicados para utilizar o método", descreve Andressa Azevedo.

Foliculite I

Apesar da aparente semelhança com a acne, a foliculite se difere quanto à causa e o local. Segundo a dermatologista Dra. Thais Pepe, "enquanto a acne concentra-se mais no rosto e no tronco, a foliculite pode aparecer em qualquer lugar que haja pelos como, por exemplo, na barba, na virilha e nas nádegas".

Foliculite II

A principal causa da foliculite tem relação com as lesões causadas na pele devido a depilação. Além disso, a transpiração excessiva e o uso de tecidos justos e grossos também agravam o problema. "Quando o corpo transpira corretamente, evita que as bactérias se proliferem e causem inflamações", diz a médica Thais Pepe.

Cuidar dos fios

Image-0-Artigo-2342181-1

Produtos com ativos especiais previnem a quebra, o ressecamento e a perda de brilho. Segundo a especialista em tratamentos capilares e sócia do SpaDios, Renata Sousa, "xampus à base de flor de laranjeira e condicionadores com mel possuem ingredientes que nutrem e dão o brilho que os fios ressecados precisam para ficarem nutridos".

Anti-idade

Image-3-Artigo-2342181-1

Tanto o rosto com a pele necessitam de cuidados para evitar ressecamento e perda de firmeza. Para tanto, o pesquisador em cosmetologia da Consulfarma, Lucas Portilho diz que "os hidratantes compostos com manteiga de karitê ou óleo de algodão restabelecem a homogeneidade do tom de pele e melhora a firmeza".

Sobreposição de cosméticos

Image-1-Artigo-2342181-1

Conforme a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, a ordem incorreta de aplicação dos cosméticos pode levar a não eficácia dos produtos. O Ideal é começar pela limpeza. Em peles mais secas e sensíveis, é recomendado realizar a limpeza com demaquilantes ou produtos micelares que combinam óleo e água. "Já em peles mais oleosas, pode-se usar sabonetes líquidos ou em barra com alguns princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade".

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.