coluna

Top.com: Pele perfeita

00:00 · 17.02.2018

A limpeza de pele é um procedimento estético que pode ser feito a cada 30 dias, o tempo da renovação celular fisiológica. De acordo com a fisioterapeuta dermato- funcional da Adcos Fortaleza, Mirtes Alves, o processo pode ser realizado em todas as idades, incluindo crianças, entre 7 e 9 anos, desde que haja indicação médica. "As crianças vêm apresentando uma evolução cada vez mais precoce no processo acnéico que, quanto antes for cuidado, melhor será na adolescência", afirma.

Males do fumo

Cigarro

O cigarro pode causar alterações sanguíneas com aumento da vasoconstrição e de danos à camada epitelial dos vasos. "As reações inflamatórias com efeitos imunológicos podem provocar dermatites, acnes e, ainda contribuir para infecção por HPV", alerta Lucas Portilho, cosmetólogo e diretor científico da Consulfarma, Lucas Portilho

Automassagem

Dor no ombro

A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira diz que a automassagem relaxante promove alívio da ansiedade, reduz os efeitos da depressão e controle do estresse, além de favorecer a concentração e raciocínio lógico. "Já no aspecto fisiológico, ela estimula a circulação linfática, diminui a tensão do tecido cutâneo, entre outros".

Digestivo I

Os grãos integrais possuem uma quantidade muito maior de fibras em relação aos brancos. Conforme a nutricionista Caroline de Salve, "as fibras insolúveis colaboram com o bom funcionamento do intestino, o que interfere diretamente na função metabólica do organismo e na perda de peso", acrescenta a especialista.

Digestivo II

Além de produzir uma sensação maior de saciedade, que leva a pessoa a ingerir uma quantidade menor de alimentos, o arroz integral possui baixo índice glicêmico. Ou seja, é convertido em açúcar no sangue lentamente. Segundo a expert, "ele prolonga energia e reduz o apetite, sendo um aliado no processo de emagrecimento", esclarece Caroline de Salve.

Vilões do emagrecimento

Luta

Conforme o educador físico do Espaço Ana Henriques, Eduardo Lopes, engana-se quem pensa ser necessário passar horas praticando exercício físico para emagrecer. O exagero pode até prejudicar o resultado. Depois de uma hora de treino, o corpo entra no estado de 'fadiga' e começa a liberar cortisol, o hormônio do estresse. O cortisol é responsável por reter água, diminuir o processo de queima de gordura, reduzir o metabolismo e o ganho de massa magra. Por isso, quem deseja emagrecer de forma saudável, o ideal é respeitar os limites do corpo. (Foto: Eslin Sousa)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.