Coluna

Top.com: "Nutrientes x Vegetais"

Top.com

ZILDA QUEIROZ - rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br • Coluna escrita por Zilda Queiroz

00:00 · 22.10.2016

Estudo conduzido pelo Instituto de Cardiologia da Escola de Medicina da USP, submeteu ao teste pessoas que consumiram apenas vegetais e outras que adicionaram maionese ao prato. A pesquisa mostrou que a adição do produto às saladas aumentou de 80% a 110% a absorção de alguns nutrientes. "A maionese é constituída de água, óleo, limão, vinagre, ovos e sal. "Esses nutrientes são solúveis em gorduras. Por isso, a maionese é fonte de gorduras boas", acrescenta a nutricionista Roberta Cassani.

Obesidade

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso. "Tratar obesidade é prevenir dezenas de doenças", enfatiza o endocrinologista Flávio Cadegiani, especialista em obesidade e emagrecimento.

Tratamento

Bastante indicado para tratar fios ressecados, o óleo de moringa tem uma composição de vitaminas do tipo A, B, C e E. Segundo a terapeuta capilar Bia Franco, o cosmético também é rico em cálcio, proteína, ferro e betacaroteno. "Os nutrientes ajudam a manter a saúde e a beleza, especialmente dos cabelos cacheados", revela.

Saúde bucal I

Dentes e gengiva exigem um olhar especial em qualquer fase da vida. "No período da gestação, contudo, o cuidado deve ser redobrado, já que há maior propensão a enfermidades gengivais", explica a odontóloga Andréa Figueiredo, superintendente executiva da SulAmérica Odonto.

Saúde bucal II

Além da higiene adequada, é benéfico adotar uma alimentação saudável. Para a odontóloga, o consumo exagerado de açúcar propicia o surgimento de cáries. Em casos mais graves, até a perda de dentes. "A gestante deve dar preferência aos alimentos duros, secos e fibrosos, incluindo boa quantidade de frutas e vegetais".

Depilação

Após a eliminação dos pelos, é necessário tratar a pele para que ela não sofra irritações. De acordo com a depiladora Diana Rodrigues, o uso de óleos ou cremes pode ocasionar um processo de inflamação dos poros (foliculite), que ainda estão abertos. Produtos com álcool e desodorante devem ser evitados até 12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões. O sol pode provocar manchas, mesmo com a aplicação do filtro solar. "Tomar banho antes da depilação exclui resíduos que possam influenciar no resultado do método", explica a depiladora.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.