coluna

Top.com: de olho na composição

Top.com

ZILDA QUEIROZ - rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br • Coluna escrita por Zilda Queiroz

00:00 · 21.07.2018

Image-2-Artigo-2427911-1

A indústria cosmética vem ampliando o leque de produtos para atender a crescente demanda, especialmente em relação aos produtos naturais. No entanto, de acordo com a dermatologista Maria Clara Couto, "em meio às inovações, algumas substâncias de origem animal podem estar camufladas em diversos produtos de beleza, entre eles estão os ácidos esteárico e o hialurônico".

Dra. Maria Clara diz que, o ácido esteárico, geralmente, é proveniente da banha do porco ou do sebo, retirado da gordura do boi ou carneiro. Mas pode ser encontrado em óleos vegetais, como o de coco. Já o hialurônico, derivado da crista de galo é utilizado na área estética como material para o preenchimento de rugas e linhas de expressão. Porém, ele também existe na versão bacteriana.

Pipoca para dores

Image-0-Artigo-2427911-1

Conforme a farmacêutica Mika Yamaguchi, a pipoca formulada com fósforo e silício reduz dores nas mãos causadas pelo uso excessivo do celular. Isso ocorre por conta do ativo osteosil. "Ele hidrata as articulações, tem efeito anti-inflamatório, regeneração das cartilagens e estímulo da formação óssea, com rápido alívio das dores e efeito duradouro", revela a farmacêutica.

Antiodor

Image-3-Artigo-2427911-1

O adesivo para axilas evita o mau cheiro e mantém as manchas de suor longe das roupas. De acordo com o pesquisador em cosmetologia Lucas Portilho, "o produto possui um agente desodorante natural e hipoalergênico que elimina maus odores causados pela transpiração, sem interferir na atividade das glândulas sudoríparas".

Funcionalidade I

Segundo o dermatologista Dr. Jardis Volpe, o produto anti-idade tem três estágios de funcionamento: primeiro é a adaptação da pele, que pode durar semanas. A segunda etapa é de efeito terapêutico, que dura meses. "A terceira fase é de tolerância, quando o uso contínuo do ativo pode parar de trazer benefícios".

Funcionalidade II

Outras sugestões são a alternância dos produtos, o aumento da concentração ou troca dos ativos. Isso porque, de acordo com o Dr. Jardis, "alguns ativos indicados para flacidez e clareamento, quando utilizados por longo prazo, podem causar efeito contrário como, por exemplo, provocar manchas e flacidez na pele", destaca o médico.

Saúde da pele 

Image-1-Artigo-2427911-1

Estudos recentes apontam alguns dos malefícios que o uso exagerado dos dispositivos móveis podem causar à saúde do usuário, entre eles, a dermatologista Dra. Claudia Marçal destaca o envelhecimento da pele, acne, alergias e manchas. Os aparelhos concentram alto número de bactérias e sujidades que são carregadas até o rosto. Para evitar o aparecimento ou agravamento do quadro acneico, a médica diz ser importante realizar regularmente a limpeza do aparelho com produtos específicos. "Além disso, deve-se evitar passar a mão no rosto várias vezes ao dia", alerta.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.