Coluna

Top.com: Cuidados com a pele

Top.com

ZILDA QUEIROZ - rozilda.queiroz@diariodonordeste.com.br • Coluna escrita por Zilda Queiroz

00:00 · 26.05.2018
Chocolate neutraliza mau hálito O Congresso Internacional de Tendências Cosméticas Consulfarma que acontece de 7 a 9 de junho, no Palácio das Convenções, no Anhembi, São Paulo, reunirá novidades como fotoprotetor roll-on, Instalip, batom pré-selfie, esmalte com whey protein, máscara de glitter, creme cobertor para aquecer a pele no frio. Porém, o chocolate contra mau hálito será o destaque do evento. Segundo o cosmetólogo Lucas Portilho, "o produto funcional com 70% de cacau, age na neutralização de odores de dentro para fora. "Isso ocorre por conta da fórmula, que traz o gelo seco".

Maio é o mês internacional de prevenção do melanoma, o tipo mais agressivo e letal de câncer de pele. Por isso, o Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização sobre a doença, inicia a campanha "Eu Protejo Minha Pele" para alertar atletas, profissionais e amadores, e a população em geral sobre a importância desse cuidado durante a prática de esportes ao ar livre.

Segundo a dermatologista Dra. Vanessa Mussupapo, muitas atletas profissionais e amadores evitam usar protetor solar no rosto por conta do suor que escorre e acaba irritando os olhos. "Há protetores solares que não ardem os olhos e são específicos para praticantes de esportes. Mas, se mesmo usando o produto, o atleta se sentir desconfortável, acrescente o uso de boné com filtro solar e óculos de sol".

Limpeza facial Para remover as impurezas e estimular a manutenção da barreira cutânea, a limpeza facial diária deve ser realizada de acordo com o tipo de pele. Conforme o cosmetólogo Lucas Portilho, "em peles secas use demaquilantes ou produtos que combinam óleo e água. Já nas oleosas, opte por sabonetes com princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade".

Pele radiante

Conforme a dermatologista Dra. Christiane Gonzaga, o laser peel é o novo protocolo da tecnologia spectra que, associado à loção de carbono, confere efeito imediato de melhora no brilho, renovação e viço do rosto. "A aplicação é indolor e não tira o paciente das atividades. O recurso é bastante indicado para antes de uma festa", diz a médica.

Vitaminas I

A indústria de dermocosmética aposta no uso de ativos com vitaminas essenciais para a pele. Dentre as diversas ações dos compostos, a dermatologista Dra. Claudia Marçal, diz que "vitamina A tem poder antioxidante e age no rejuvenescimento. Já a vitamina B, combate a escamação da pele".

Vitaminas II

Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina C estimula a formação de novo colágeno, protege dos efeitos do sol, uniformiza, melhora a textura da pele e reduz as rugas. Conforme a Dra. Claudia Marçal, "a vitamina D estimula a resposta celular da pele e a E hidrata e aumenta a maciez por meio de efeito cumulativo", afirma a médica.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.