Coluna

Corpore Sano: 'Vida saudável' no Cocó

00:00 · 17.06.2017

A 3ª edição do projeto "Vida Saudável", do Diário do Nordeste, acontece no sábado, dia 24, a partir das 16 h, no Anfiteatro do Parque do Cocó. A programação especial é voltada para quem busca o equilíbrio corpo-mente e, consequentemente, a saúde. Será um fim de tarde de asanas, alongamento e de contato com a natureza para comemorar o Dia Internacional do Yoga. Em parceria com o Instituto Arte de Viver, será realizado o 'Yoga Day', um festival de celebração da vida. Até às 19 horas, o público poderá participar de uma série de atividades, como aulas de Yoga (inclusive para crianças), música e dança indiana, meditação e alimentação vegana. Na data, confira o caderno Vida especial sobre a temática.

Bem-estar

"Uma vivência na floresta - nas trilhas do caminho interior" é o tema do evento que acontece dia 24, das 8 às 12 horas, na Floresta do Curió, para festejar o Dia Internacional do Yoga, quando acontecerão oficinas para a prática de Yoga, meditação caminhando, trilhas, finalizando com uma ' grande roda'. Localizada na zona leste de capital, a Floresta do Curió é a última reserva de Mata Atlântica na RMF, com mais de 70 hectares e espécies nativas de fauna e flora. Intercalado por riachos e trilhas, o espaço ( entrada gratuita) - é uma ARIE mantida pelo Instituto Natureza Viva (INV) do Grupo Telles.

Sim

'Causos'

O blog Causos Clínicos (www.Causosclinicos.Wordpress.Com) é escrito por médicos de família e comunidade e traz histórias reais vividas dentro de consultórios. A cada novo relato, o médico autor descreve como é atuar com pacientes que vivem e sobrevivem nas mais diversas condições sociais e cenários de todas as regiões do Brasil.

Não

Ar

Há mais de 20 anos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente criou um programa de controle do ar que deveria ser feito pelos estados, mas que a maioria deles não fiscaliza como deveria. Enquanto isso, o alerta feito pela OMS também não é ouvido, ou seja, o de que 80% da população está sujeita a sofrer os impactos da poluição.

Soluções para a saúde

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) conta, desde maio, com um núcleo de inovação em saúde: o ICC BioLabs. O espaço funciona dentro do complexo do ICC e tem a gestão da Táquion Inovação e da WaveAccelerator. Como solução, foi criado um biossensor para diagnóstico da dengue, zika, distúrbios cardiovasculares e marcadores tumorais. O dispositivo está em seu sexto protótipo; e quando chegar ao mercado poderá realizar exames em até cinco minutos e um custo abaixo do mercado.

Projeto vinho

Já se sabe que um cálice de vinho traz benefícios para a saúde. Para testar como a bebida age na flora intestinal, o Incor (São Paulo) realiza pesquisa e recruta voluntários homens (45 e 70 anos) que tenham tido infarto, AVC, doença da carótida e feito cirurgia de ponte de safena.

Ansiosos

Para controlar os transtornos de ansiedade é preciso priorizar itens ricos em aminoácidos e vitaminas, em especial o triptofano (que aumenta os níveis de serotonina). Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, indica uma dieta com mel, espinafre, lentilha, alface, assim como frutas cítricas.

"Aprendeu que as folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes"

Manoel de Barros, poeta brasileiro (1916-2014)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.