coluna

Corpore Sano: Vez e voz dos pacientes

00:00 · 12.05.2018

As angústias diante do diagnóstico, a repercussão para a rotina dos filhos, as mudanças na vida sexual, a solidão do cuidador e as adaptações no orçamento doméstico são aspectos investigados pela pesquisa "Câncer de mama metastático: a voz das pacientes e da família". Os dados serão apresentados pelo Dr. Sérgio Simon, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, na coletiva de imprensa que acontece dia 22, em São Paulo. Também presentes Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, Paula Kioroglo, a psicóloga do Hospital Sírio Libanês, Eurico Correia e Vivian Blunk, respectivamente, diretor médico e da líder da área médica de Oncologia da Pfizer. O Vida participa.

Fértil

Image-0-Artigo-2395709-1

Conscientizar as mulheres sobre a preservação da fertilidade e o que acontece com os óvulos ao longo do tempo. Esse é o objetivo da campanha "Gravidez na Minha Hora", realizada pelos Laboratórios Ferring e médicos de reprodução assistida. No Brasil, 60% das mulheres buscam o congelamento de óvulos devido ao envelhecimento natural do organismo e baixo nível de reserva ovariana, 30% por motivos oncológicos e os outros 10% por endometriose.

Sim

Somnis

Especializada em Fisioterapia, Gyrotonic, Pilates, RPG, Nutrição e Acupuntura, a Somnis Saúde e Bem-Estar celebra dois anos de atividades em Fortaleza, tendo à frente o fisioterapeuta José Meudo. A Somnis participa hoje, no Aterro da Praia de Iracema, das 16 às 18h, do encontro anual de estúdios para o "Pilates Day". O evento é gratuito.

Sim

Sons

Ao investigar a interação do som entre o córtex cerebral e o coração, pesquisadores da Unesp/SP concluíram que o ritmo do coração em repouso apresenta interação com as vias tálamo-corticais e auditivas no hemisfério cerebral direito. O estudo foi feito em parceria com a Oxford Brooks University (Inglaterra).

Trabalho de excelência

O serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Regional da Unimed de Fortaleza atende cerca de 32 pacientes/mês, que são assistidos por uma equipe coordenada pela médica anestesiologista, Inês Melo. Na área de educação, o HRU viabiliza cursos de Especialização Lato Senso em Cuidados Paliativos, cujas três primeiras turmas foram realizadas em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), enquanto a quarta, que finaliza em junho, com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Quatro décadas

Pioneiro no Ceará, o Grupo Magistral comemora 40 anos. Para atender as demandas, atualmente conta com a farmácia, a clínica estética e o recovery center, destinado à recuperação e performance esportiva, além da marca de cosméticos industrializados BioElo.

'Gosta' de sofrer

O sofrimento é subjetivo; é a interpretação da dor. Em "O que a dor nos ensina" (Editora Planeta), o psicanalista Caio Fábio alerta sobre a importância do sofrimento na vida das pessoas. "Sim, há quem sofre de sofrimento. São dores que não são reais, não são dores objetivas", alerta.

"

Certas coisas só são amargas se a gente as engole"

Millôr Fernandes. Escritor, jornalista, humorista (1923 - 2012)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.