coluna

Corpore Sano: Vamos falar de cuidar

00:00 · 06.01.2018

"Comunicação verdadeira é a conversa. E conversar é escutar, sem pressa; olhar sem cansaço; respeitar silêncios". Partindo dessa premissa, no livro "Cuidados Paliativos: Conversas sobre a vida e a morte na saúde" (Editora Manole), a psicóloga Vera Anita Bifulco e o médico oncologista Ricardo Caponero reúnem ideias em uma perspectiva de equipe compartilhada, essencial em cuidados paliativos. Trata-se de um conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e redução do sofrimento. É uma forma de cuidar que deveria estar presente em vários momentos da trajetória da doença, na busca por qualidade de vida.

Image-0-Artigo-2344537-1

É branco - Quem cuida da mente, cuida da vida. O Coletivo Independente de Psicologia - Colcha de Retalhos promove, dia 27, das 16 às 19 horas, na Praia de Iracema, a segunda edição da caminhada "Em janeiro eu visto branco - Todos pela saúde mental". O projeto, marco estratégico para que as pessoas possam refletir e planejar ações em saúde psíquica, acontece no mês em que as circunstâncias são simbólicas, pois evocam o momento de repensar os projetos para o ano que se inicia.

Sim

Sem fumaça

A tabaqueira Philip Morris está mudando o foco do seu negócio ao apostar em opções ao tabaco, como é o caso dos cigarros eletrônicos. A campanha declara isso mesmo: "Todos os anos, muitos fumadores deixam os cigarros. Agora, é a nossa vez". A informação foi compartilhada pela Aliança de Controle do Tabagismo (Rede ACT).

Sim

Raja Yoga

A Brahma Kumaris promove o curso introdutório à meditação Raja Yoga a partir do dia 9. Serão sete aulas, às terças e quintas-feiras, a partir das 19 h. O curso é gratuito, pois trata-se de um trabalho voluntário. As informações podem ser obtidas pelo telefone: 3224.5390 ou fortaleza@br.brahmakumaris.org.

Oncologia pediátrica

Mais suscetíveis a infecções, crianças submetidas ao tratamento oncológico devem evitar a exposição solar em excesso, uma vez que há quimioterápicos que provocam sensibilidade na pele e o sol pode manchá-la, afirma Sônia Vianna, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). A entidade divulga o conhecimento sobre o câncer infanto-juvenil a fim de uniformizar métodos de diagnóstico, protocolos terapêuticos e tratamento.

Pesquisa

O mamão papaia, conforme o seu ponto de amadurecimento, inibe a proliferação de células de câncer no intestino. Foi o que revelou a pesquisa realizada pelos cientistas João Paulo Fabi e Samira Prado (FoRC) da USP e publicada nos Scientific Reports (Nature).

Na Maré

Que tal aliviar o estresse e a ansiedade? O espaço Maré - Terapias e Artes realiza, dia 11, a partir das 19h, a prática "Corpo: um caminho bioenergético e criativo" com a facilitadora Isabel Viana, formada em Artes Cênicas (IFCE) e Arte-terapia (Efata). Infor: (85) 999834631.

"

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela."

Albert Einstein

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.