coluna

Corpore Sano: Um cigarro por dia faz mal

00:00 · 10.02.2018

Estudo publicado recentemente pela revista científica inglesa "BJM" chama atenção dos fumadores para a quantidade. Ao contrário do que muitos avaliam, apenas um cigarro por dia já está associado ao risco de doenças cardiovascu- lares maior que o esperado. Estima-se que seria cerca da metade do risco de fumar 20 cigarros por dia. Os malefícios à saúde, portanto, independem do número de cigarros. As mulheres que fumam apenas um diariamente, por exemplo, apresentam 31% a mais de risco de doenças cardíacas e 34% de risco de derrame. Da mesma forma, os homens têm 46% a mais de risco de doenças cardíacas e 41% mais chances de ter um derrame

Prevenção - A Sociedade Brasileira de Pediatria está preocupada com a exposição de crianças e adolescentes a "produtos culturais" (canções, clipes, games, filmes, seriados) cujo conteúdo pode fragilizar ainda mais o processo de formação e desenvolvimento. Por isso, fez representação junto ao Ministério Público Federal contra a apologia ao estupro, o estímulo ao consumo precoce de álcool e drogas, além da banalização do corpo e relações sexuais. Pede, ainda, que o MP tome providências para interromper a reprodução imediata em meios de comunicação das músicas "Só Surubinha de Leve", "Oh Novinha" e de todas com conteúdo que promovem o estupro, a violência e outros crimes.

Sim

Transplantes

Grupo de Transplante de Fígado Pediátrico do Hospital Sírio- Libanês, de São Paulo, atingiu a marca de 1.000 transplantes de fígado pediátrico, envolvendo pacientes com idade inferior a dois anos. Detalhe: 95% deles foram realizados pelo SUS. O hospital responde por 50% dos procedimentos dessa modalidade no Brasil .

Não

Preservativos

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) revela que 59% dos brasileiros não usam preservativos como medida de prevenção ao câncer. A relação entre sexo desprotegido e câncer também é desconhecida por quase 30% dos entrevista- dos. Não imaginam que usá-los pode reduzir o risco da doença.

Curso de Yoga gratuito

Promover entendimento prático da relação entre o espírito e a matéria, bem como o entendimento da interação entre almas e o mundo material. Esse é o objetivo do curso introdutório à Raja Yoga, promovido pela sede em Fortaleza do movimento espiritual mundial Brahma Kumaris. As aulas acontecem nos dias 17 e 24 de fevereiro e 3 de março e abordarão temas como consciência, lei do Karma e árvore da Vida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (85) 3224.5390.

Coração I

O Serviço de Arritmias Cardíacas do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo, desenvolve nova técnica para o tratamento da fibrilação atrial. O procedimento reduz riscos de lesões térmicas no esôfago, com monitoramento da temperatura em tempo real.

Coração II

Conforme o cardiologista e responsável pelo Serviço de Arritmias Cardíacas do HCor, Dr. Enrique Pachón, o novo procedimento conseguiu minimizar um problema que acometia frequentemente os pacientes submetidos à ablação da fibrilação atrial: "a lesão térmica no esôfago".

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz"

Gonzaguinha. Cantor e compositor (1945 -1991)

A jornalista Germana Cabral redigiu a coluna

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.