coluna

Corpore Sano: Tratando a depressão

00:00 · 15.07.2017

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, ou seja, 4,3% da população mundial. Está entre os transtornos de humor mais subnotificados e subtratados da medicina, além de apresentar maior custo para a economia e sistemas de saúde. Este será um dos destaques do XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) e tema de quatro conferências, seis mesas redondas e um curso. Dr. Wagner Gattaz, membro da Academia Brasileira de Ciências falará sobre o diagnóstico diferencial da depressão com a Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional). O CBP acontece de 25 a 28 de outubro, em São Paulo, e tratará sobre "O futuro da Psiquiatria dentro da Neurociência".

Limão, orégano, noz-moscada, páprica, alecrim, cheiro- verde, gengibre e alho são temperos naturais aptos a substituir o sal. "Eles atuam como coadjuvantes na prevenção dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, pois aumentam o HDL-c (bom colesterol), auxiliam na regulação da pressão arterial e têm ação antioxidante. São ricos em polifenóis (atuam como anti-inflamatório) e vitaminas do complexo B, C e A. Seus componentes agregam benefícios que o sal não tem", diz Cibele Gonçalves, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Sim

Saúde no G20

"Um dos desafios envolvendo a resistência antimicrobiana é a falta de novos antibióticos. Durante décadas as farmacêuticas negligenciaram ações de pesquisa e desenvolvimento para novas fórmulas". Foi o apelo feito pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras à cúpula do G20, que pela primeira vez colocou a saúde no centro das discussões.

Não

'Julho Verde'

Os fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Em quem associa o fumo e bebidas alcoólicas, esse número sobe para 43, diz o Dr. Erivelto Volpi, do Comitê Internacional da Campanha Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies.

BioLabs

O ICC BioLabs, braço de empreendedorismo aplicado à saúde do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), firmou uma parceria com o programa Global Entrepreneur Program da IBM. O evento Hands On, realizado nesta semana, em Fortaleza, é fruto desse trabalho conjunto.

Para lembrar

Dificuldades éticas, existenciais e dramas pessoais se entrelaçam em "Ausência" (Editora Edipro) de Flávia Simonelli. "Como continuar a viver sem lembrar-se de quem é?" é a pergunta que faz a autora para falar sobre uma das doenças mais temidas na terceira idade: o Alzheimer.

'Eu dou sangue'

"O brasileiro não tem o hábito da doação de sangue e apenas quando passa por dificuldades que entende a grandeza de alguns atos", afirma Mauro Paulino, do Instituto Datafolha. A constatação é confirmada na pesquisa encomendada pelo 'Movimento Eu Dou Sangue' ao revelar que o desconhecimento sobre o tema é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Dos entrevistados que sabem seu tipo de sangue, 30% disseram ser do grupo 'O', justamente a tipagem mais escassa nos hemocentros.

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos"

Marco Túlio Cícero. Filósofo (105 a.C - 43 a.C)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.