Coluna

Corpore Sano: Simpósio Mácula

00:00 · 09.06.2018

Fortaleza sedia, dia 15, a 15ª edição do Simpósio Mácula. A iniciativa partilha com a população informações sobre os avanços no diagnóstico e tratamento das maculopatias, a exemplo da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de cegueira em indivíduos acima dos 50 anos. A programação acontece em dois momentos. Pela manhã, no Centro Avançado de Retina e Catarata, o Dr. Abelardo Targino e profissionais voluntários farão 40 consultas (gratuitas) no Instituto João de Deus. Às 18 horas, no Hotel Gran Marquise, haverá palestra aberta ao público com o médico baiano Jorge Rocha. Informações:(85) 98891.717.

Atitude 

Image-0-Artigo-2409051-1

Cidadãos conscientes e engajados reduzem seu consumo de plástico, com atitudes simples, não usando canudinhos e substituindo sacolas plásticas, por exemplo. Segundo a Ocean Conservancy, 95% do material é desperdiçado após a primeira utilização por descarte inadequado. Para conscientizar a população, acontece neste sábado, no Rio de Janeiro, o movimento global da sociedade civil a "Marcha pelos Oceanos".

Sim

Menopausa

Boa notícia para as mulheres que convivem com os incômodos da menopausa. A Anvisa acaba de aprovar o Duavive (estrogênios conjugados/ acetato de bazedoxifeno), da Pfizer, que trata de sintomas vasomotores (moderados a graves) associados ao período caracterizado pelo fim dos ciclos menstruais e à queda na produção dos hormônios sexuais.

Não

De risco

Adolescentes (de 15 a 17 anos) que fumam diariamente são mais propensos à obesidade abdominal do que os não fumantes. A pesquisa do Inca e do Ministério da Saúde identificou um aumento de 130% da circunferência abdominal entre os meninos fumantes e de 60% entre as meninas.

Reduzir danos

O "Binge drinking" ocorre quando o usuário ingere uma quantidade de álcool muito maior do que o corpo é capaz de metabolizar. Esse comportamento de risco é destaque na campanha "Copo do Mundo - Álcool: Reduzir Danos". O objetivo é alertar sobre os riscos do abuso de bebidas alcoólicas.

Frágeis

Homens também têm osteoporose, sendo prevalente após os 70 anos. Segundo a Fundação Internacional da Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos terá a patologia. Entre os homens, o índice é de um em cinco. A chance entre as mulheres é maior por causa da diminuição de alguns hormônios após menopausa.

Cuidados de que preciso

"Porque Eu importo" é o tema da campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que, neste ano, será celebrado dia 13 em todo o mundo. Segundo o The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance, o tema foi escolhido por centrar-se na experiência vivida por pessoas com doenças crônicas, olhando para o que mais importa. Também envolve elementos sobre direitos humanos e justiça, perguntando: "Se eu importo, então por que não estou recebendo os cuidados de que preciso?

"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham"

Bob Dylan

Compositor, cantor

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.