coluna

Corpore Sano: sem pressa e sempre

00:00 · 16.06.2018

O movimento Slow Medicine tem o resgate do tempo como parte essencial da abordagem médica. Nascida na Itália (desdobramento do Slow Food), a iniciativa no Brasil tem o médico geriatra José Carlos Aquino Campos Velho como seu principal porta-voz. Em entrevista recente para a revista Aptare, referência na informação sobre envelhecimento, o médico cita outras ações com propósito similar. É o caso, por exemplo, de campanhas como a Choosing Wisely (Escolhendo com sabedoria), nos EUA, que busca educar a sociedade sobre o excesso de diagnósticos, exames e tratamentos, e a "Fazer mais não significa fazer melhor", na Itália.

Cuidar - Os visitantes podem aprender sobre marcos importantes no desenvolvimento infantil e ter acesso a ferramentas que os inspiram a ter um envelhecimento saudável. As atividades interativas estão no Espaço Vida, criado pela Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, em São Paulo. "Ajudamos a empoderar pessoas a desempenhar um papel mais forte no autocuidado", diz Juan Carlos Gaona, gerente geral da Abbott no Brasil.

Sim

Febrasgo

Organizar o sistema de rastreamento do câncer de colo uterino e inserir o teste de DNA -HPV como primário estão entre os tópicos do documento encaminhado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia ao Ministério da Saúde. O câncer de colo é o terceiro mais recorrente entre as brasileiras.

Sim

Nutrição

A segurança no uso e os efeitos do açaí, do gengibre e da cartilagem de tubarão em doenças neurodegenerativas e cardiovasculares estão no capítulo do livro "Suplementos nutricionais não vitamínicos e não minerais" (Ed. Elsevier), escrito por uma equipe de pesquisadoras de instituições de ensino superior do Ceará.

Sem 'antes' e 'depois' 
 
O novo 'Código de Ética e de Conduta do Nutricionista' proíbe o uso de imagem corporal de si ou de terceiros atribuindo resultados positivos da assistência nutricional a produtos, equipamentos e técnicas. Também veta a indicação, prescrição ou associação da imagem do profissional para divulgar marcas de produtos, serviços, laboratórios, farmácias, empresas ligadas às atividades de alimentação e nutrição. O documento foi elaborado pelo Conselho Federal de Nutricionistas e regionais.
 

Prevenção

A Anvisa ampliou no País a indicação da vacina Nimenrix (Pfizer) para a prevenção da doença meningocócica invasiva. O imunizante pode ser usado também por bebês a partir das seis semanas de vida. A meningite é a doença mais temida pelos pais dos bebês brasileiros de 0 a dois anos.

Imunoterapia

Boa notícia. O Brasil é o primeiro país no mundo a aprovar (via Anvisa) o uso combinado de imunoterapia (pembrolizumabe) e quimioterapia para tratar câncer de pulmão não pequenas células (estágio avançado ou metastático), a maior causa de mortes por câncer no mundo.

"O segredo da felicidade é não dar importância ao que não tem importância"

Frei Betto
Frade dominicano e escritor

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.