coluna

Corpore Sano: Roda da Vida em nova sede

00:00 · 20.01.2018

O Instituto Roda da Vida inaugura a nova sede nessa terça-feira (23), a partir da 6h30, no bairro de Fátima. O evento trará programação especial e gratuita, dentre elas, uma palestra com a especialista em medicina integrativa Dra. Paola Tôrres Costa. Serão oferecidos ainda aulões de yoga, oficina de suco verde, iniciação em Reiki e Reiki solidário. A data foi escolhida em comemoração ao Dia Internacional da Medicina Integrativa, em que se trabalha a cura como um processo que vem de dentro do ser humano. Há cinco anos, o Instituto Roda da Vida oferece tratamentos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Uece, Unifor, Cremec e outras instituições.

Image-0-Artigo-2349454-1

Radiação - A luz invisível contém raios infravermelhos (percebidos em forma de calor) e ultravioleta (reações que vão do bronzeamento até queimaduras fotoalérgicas). Como proteção, todas as faixas etárias devem usar óculos escuros com filtro UV nas lentes (que bloqueiem entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB). A exposição exagerada aos raios solares pode causar, ao menos, nove doenças oculares, como câncer da conjuntiva, retinopatia solar e degeneração macular, alerta o oftalmologista Renato Neves.

Sim

Exercite

Em "Abra seus olhos" (Buzz Editora), a terapeuta ocupacional Tatiana Gebrael ensina exercícios simples que podem tratar estrabismo, astigmatismo e hipermetropia. A autora integra o grupo de especialistas que adota o método Self Healing do ucraniano Meir Schneider. Segundo o IBGE, cerca de 35 milhões de brasileiros têm algum problema de visão.

Sim

Corrida

Acontece nesse domingo (21), a partir das 6h30, a I Corrida Vida Longa, com largada no Aterro da Praia de Iracema. O objetivo do evento é promover a reflexão sobre o envelhecimento na perspectiva de uma vida mais longa. Os percursos são de seis quilômetros de corrida e dois de caminhada.

São multirresistentes

Estima-se que 700 mil pessoas morram por ano no mundo devido às bacterias multirresistentes (aquelas que se tornam imunes à ação de antibióticos). No Brasil, na lista das bactérias com menos opções de tratamento disponíveis, elaborada pela OMS em 2017, está a Pseudomonas aeruginosa. A boa notícia é que a Anvisa acaba de aprovar o novo antibiótico Zerbaxa ( MSD) para tratar de infecções intra-abdominais e infecções do trato urinário (ambas complicadas).

Coração em dia

Estudos mostram que os pacientes com fibrilação atrial possuem cinco vezes mais chances de ter um Acidente Vascular Cerebral, principalmente os que já são portadores de outras doenças, como hipertensão e diabetes, alerta a campanha permanente "O Som do Coração".

Era de excessos

"Como eu trato compulsão alimentar" será o tema abordado pelo Dr. Táki Cordás, um dos destaques da 36ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, de 17 a 20 de outubro, em Brasília. O palestrante coordena o Laboratório de Bulimia e Transtornos Alimentares da USP.

"

Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim devo por bem apagar as minhas, no sentido de me tornar disponível para o outro"

Mia Couto. Escritor, poeta, biólogo

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.