Coluna

Corpore Sano: Recomendações do PNI

00:00 · 18.03.2017

Qual é o papel do adolescente na disseminação de doenças imunopreveníveis, as novas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), assim como fatos e controvérsias sobre as vacinas contra a febre amarela, dengue e gripe integram a programação do III Workshop SBIm para Jornalistas, promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações, dia 23, em São Paulo. Duas das principais referências em vacinação no País estão entre as palestrantes, a presidente da SBIm, Isabella Ballalai e a coordenadora geral do PNI, Carla Domingues. Esta última falará sobre febre amarela e as dificuldades a serem vencidas. O Vida participa.

Um teste que mede o grau de percepção musical (timbre, intensidade, melodia e ritmo) em crianças de 6 a 13 anos foi desenvolvido por cientistas brasileiros, canadenses, norte-americanos e britânicos. "O objetivo é mostrar o que é um teste eficaz para identificar crianças predispostas a ter dificuldades na aquisição da linguagem oral e escrita. Assim, pais e professores poderão fazer intervenções precoces", diz o coordenador do projeto Hugo Cogo Moreira (Unifesp).

Image-0-Artigo-2212784-1

Sim

Medula óssea

A marca dos 300 transplantes de medula óssea feitos no Ceará, no período de 2008 a fevereiro de 2017, foi comemorada como solenidade nesta quarta-feira, no Hemoce. Hoje, o Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3 %, superior à média nacional que atualmente é de 90%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Não

Está na água

As doenças causadas pela água contaminada são típicas dessa época do ano. Há o risco da diarreia infecciosa, da hepatite A, da leptospirose e da esquistossomose. "O diagnóstico nem sempre é fácil. Há casos onde os sintomas podem demorar até dois meses para aparecer", diz a Lígia Brito (C.H. Edmundo Vasconcelos).

Se a fila não anda...

"Violência Não Resolve" é o tema da campanha que visa conscientizar a população sobre os maus tratos sofridos por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em postos de saúde. A iniciativa partiu do Coren-SP e Cremesp, mas pode acontecer em outros pontos do País. A ação traz slogans como: "A fila não anda mais rápido se você perde a paciência. Respeite o médico e o profissional de enfermagem". Um ato público aconteceu em São Paulo, quarta-feira (15).

No ritmo

Dia 26, às 6h30, acontece a 1ª corrida de rua (cinco quilômetros) voltada exclusivamente para mulheres, promovida pela Ayo Fitness Club. São disponibilizadas 400 vagas. A largada acontece na Avenida Chanceler Edson Queiroz,100. Inscrições: (85) 3046 1665.

Em harmonia

Sob a ótica da filosofia clássica, a arte tem o intuito de reproduzir a harmonia da natureza. Hoje, das 16 às 21h, no Cineteatro São Luiz, acontece o Dia da Arte, promovido no Brasil pela Organização Nova Acrópole. O evento é gratuito e tem como tema central "Arte, caminhos para a harmonia".

"Quem deixou sobre o coração um feixe de luz não cega nunca"

Valter Hugo Mãe
Escritor e artista plástico português

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.