Coluna

Corpore Sano: por novos caminhos

00:00 · 18.08.2018
Tabaco - Maior exportador mundial de tabaco em folha desde os anos 1990, o Brasil enche os pulmões do mundo com nicotina. Para mostrar as articulações da indústria do cigarro, os jornalistas João Peres e Moriti Neto escreveram o livro "Roucos e Sufocados" (Editora Elefante), com apoio da Aliança Contra o Cigarro (ACT), Promoção da Saúde e da Cetab/Fiocruz. O lançamento acontece em São Paulo, dia 29, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Existe uma forte ligação entre o comportamento do paciente, a doença e as dinâmicas familiares, segundo o médico alemão Stephan Hausner. Pela primeira vez em Fortaleza, o terapeuta reconhecido internacionalmente pelo trabalho com constelações familiares, participa do seminário "Sintomas, Doenças e Constelações Sistêmicas". Realizado pelo Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas, o evento acontece nos dias 31 de agosto, e 1º e dois de setembro, das 9 às 18h30, no Praia Centro. Hausner é ainda o autor do livro "Constelações e o Caminho da Cura", que traz relatos de pacientes que vivenciaram novos caminhos na constelação.

Sim

Psoríase

Chega ao Brasil tratamento com mecanismo de ação diferente dos já existentes. Desenvolvido pela Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, o medicamento biológico (guselcumabe) pode reduzir r em até 90% os sinais da psoríase e ampliar as chances de remissão. Hoje, a doença atinge cerca de três milhões de brasileiros.

Não

Cesárea

O alto número de cesarianas continua a preocupar. Dado do Ministério da Saúde aponta que ao contrário da recomendação da OMS - que apenas 15% dos nascimentos devem ocorrer por via cirúrgica - no SUS cerca de 55% dos nascimentos são via cesariana. Na saúde suplementar, o número é ainda maior, chegando a 84%.

Setembro é amarelo

"A prevenção do suicídio e o cuidado com a vida" será o tema da mesa-redonda promovida pelo Instituto Bia Dote, dia 1º de setembro, às 10 horas, no Auditório Eva Herz, na Livraria Cultura - Fortaleza. Com participação gratuita, o evento inicia a campanha Setembro Amarelo. A prevenção do suicídio é uma questão de interesse social e sua discussão deve se dar na dimensão dos coletivos. A ideia é reunir profissionais de diferentes áreas para entender as facetas desse fenômeno.

Mais paciência

Paciência ativa para que os profissionais possam esperar para acompanhar os processos fisiológicos no parto e no nascimento. Esse é o tema-chave do conceito 'spinning babies', que será assunto central do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, no início de setembro, em São Paulo.

Saúde feminina

Com fórmula livre de conservantes, o gel hidratante Hyalufem (parabenos), lançado pela Abbott, é indicado para mulheres com ressecamento da região íntima, especialmente as que estão no climatério e menopausa, período pós-parto e tratamento quimioterápico.

"Existe uma diferença entre o que você realmente quer e o que o seu espírito realmente deseja. E, na vida, o que você pode viver, no seu cotidiano, pode não ter nada a ver com essa verdade mais profunda" Hilda Hilst - Poetisa (1930 - 2004)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.