COLUNA

Corpore Sano: Pelo alimento sustentável

00:00 · 11.11.2017

Com o tema "Práticas, Comportamentos e Culturas Alimentares, Sociabilidades, Ritos, Crenças e Cidade", Jorge Santiago, professor da Université Lumière Lyon (Paris) fará a palestra de abertura do I Congresso Brasileiro de Gastronomia, Ciência e Cultura Alimentar. O evento acontece paralelo ao Enchefs Brasil, promovido de 26 a 28 deste mês, no Hotel Praia Centro (Fortaleza). É uma realização do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Serão debatidos cultura alimentar, ciência e formação profissional, dentro de uma percepção holística do fazer alimentar e gastronômico.

Bem-estar

Image-0-Artigo-2319729-1

Até dezembro, a comunidade no entorno da Floresta do Curió passa a contar com uma academia ao ar livre (gratuita) da Unimed. Os exercícios realizados nos aparelhos, dispostos na entrada da primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Ceará, ajudam a melhorar a coordenação motora, equilíbrio e a capacidade cardiorrespiratória. A reserva ambiental, mantida pelo Instituto Natureza Viva (INV), do Grupo Telles, possui mais de 70 ha de área, aberta à visitação pública (gratuito), um resquício de Mata Atlântica localizada em plena RMF.

Sim

Futuro

A Roche Diagnóstica (SP) inaugurou o RocheXperience, 1º showroom integrado da América Latina e o terceiro do mundo, onde o visitante conhece de perto como funciona um laboratório de análises clínicas. Também será um centro de treinamento e, futuramente, receberá projetos de capacitação de estudantes e futuros profissionais da saúde.

Sim

Bem nutrir

O ensaio clínico LipiDiDiet (The Lancet Neurology) revelou que o consumo de um composto nutricional por portadores de Alzheimer (fase pré-demência), melhorou o desempenho cognitivo e funcional, e reduziu a atrofia de hipocampo. A bebida contém "Fortasyn Connect" (ácidos graxos, vitaminas e outros nutrientes).

Novembro também é roxo

Estamos no mês da sensibilização da prematuridade, condição que atinge 340 mil bebês brasileiros todos os anos. São consideradas como prematuras as crianças que nascem antes de completar 37 semanas. Para prevenir, o obstetra Antonio Moron (Hospital e Maternidade Santa Joana) cita a importância da ultrassonografia transvaginal: " pode-se observar alterações na estrutura do colo uterino. Quanto mais curto o colo do útero, maior o risco do parto prematuro", afirma.

Novo paciente

"O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais" é a temática do 5º Congresso Nacional dos Hospitais Privados, de 22 a 24, em São Paulo. Serão debatidos os desafios do novo paciente, as transformações nos sistemas de saúde e as tecnologias no setor da saúde no Brasil e no mundo.

Nefrologia

A Fundação Pró-Rim recebeu, dia 9, a certificação internacional QMentum,que torna a instituição a primeira no segmento de nefrologia da América Latina a ter o reconhecimento da Accreditation Canadá International (excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência).

"

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana"

Carl Jung. Psiquiatra (1875 - 1961)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.