coluna

Corpore Sano: Pele nutrida

00:00 · 24.03.2018

A água termal apresenta diferentes benefícios para os tratamentos dermatológicos. Conforme a dermatologista Dra. Thais Pepe, a composição ajuda na renovação celular, na hidratação da pele, na cicatrização de feridas, tem ação antibacteriana, antiacne, antioxidante, fotoprotetor e anti-inflamatória. Com relação à renovação celular, pesquisas indicam os oligoelementos, sódio, magnésio, zinco, boro e manganês responsáveis por estimular a migração dos queratinócitos, renovando a pele. No caso da cicatrização, Thais Pepe diz que "o zinco atua na fisiologia cutânea, modulando a inflamação enquanto o manganês e o cobre aceleram a recuperação da barreira epidermal. Quando contém enxofre, a água remove o excesso de sebo sem irritação", explica.

Espinhas

Image-0-Artigo-2377167-1

Os cuidados com a pele fina e acneica devem ser redobrados. Por isso, o dermatologista Dr. Jardis Volpe indica o uso de produtos suaves com grãos esfoliantes regulares em fórmulas com ativos calmantes. "Logo após a esfoliação, o rosto deve ser hidratado com cosméticos à base de ácido hialurônico, vitaminas C e E".

Menos indicado

Image-3-Artigo-2377167-1

Os chocolates ao leite e o branco possuem mais gordura e açúcar. Por isso, a dermatologista Dra. Claudia Marçal diz que eles aceleram o processo de inflamação e envelhecimento da pele. "Pessoas com pele oleosa devem evitar esses chocolates principalmente se tiver amendoim e castanhas, que trazem gorduras saturadas".

Botox I

A toxina botulínica é um dos procedimentos mais procurados e realizados nos consultórios e clinicas de estéticas. Porém, segundo a dermatologista Íris Florio, diversas questões ainda envolvem o uso do botox. "Para quem reclama de dores, o uso de pomadas anestésicas antes da técnica ameniza a chateação".

Botox II

Há alguns anos quem se submetia a procedimentos com botox reclamava do efeito 'cara de boneca sem expressão'. Na visão da Dra. Íris, houve uma evolução exponencial na aplicação do método e o resultado para a estética é consideravelmente positivo. "É claro que tanto a técnica quanto a quantidade aplicada fazem a diferença".

Prazo de validade

Image-1-Artigo-2377167-1

Assim como os alimentos, produtos cosméticos têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal à pele. De acordo com a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, no caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, a lista de problemas pode ser extensa. "Os ingredientes, que fazem parte da formulação, não terão mais eficácia após a data do vencimento, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo", afirma a expert.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.