COLUNA

Corpore Sano: Para vencer a mente

00:00 · 17.02.2018

Diretora de marketing de uma multinacional no Brasil, Dyene Galantini decidiu partilhar sua história quando se descobriu portadora de transtorno bipolar. Decidiu, então, criar o projeto "Vencendo a mente", que inclui livro autobiográfico, plataforma online de informações, palestras sobre inclusão em organizações, atividades em hospitais psiquiátricos, além de grupos de apoio a pessoas com transtornos mentais e seus familiares. Conforme a Organização Mundial da Saúde, 25% da população mundial terá algum transtorno mental ao longo da vida, como depressão. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o projeto no site: www.vencendoamente.com.br

Vida-3

Pioneirismo - O livro "A experiência do Estado do Ceará no enfrentamento à síndrome congênita do zika vírus" relata a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce (NEP) em 19 policlínicas, descentralizando o atendimento das crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ação pioneira no Brasil. A equipe é composta por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e enfermeira. Parceria do Governo do Ceará e Universidade Federal do Ceará, o projeto atende, atualmente, 713 crianças, sendo 120 com microcefalia

Sim

Dor de cabeça I

É verdade. Não comer ao despertar pode provocar dor de cabeça. Segundo a Dra. Célia Roesler, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), pode desencadear dores de cabeça devido ao jejum prolongado, já que o cérebro necessita de glicose para o bom funcionamento.

Não

Dor de cabeça II

É mito as mulheres sentirem dores de cabeça mais fortes que os homens. São mais frequentes nelas devido às oscilações hormonais, mas eles podem ter enxaqueca e outras dores de cabeça tão fortes quanto elas. "Por isso, devem ter atenção aos fatores que predispõem às crises", alerta Dra. Célia Roesler.

Idosos: hidratar é preciso!

Temperaturas altas e tempo abafado. Esses fatores podem desenvolver a hipertermia nos idosos. A elevação da temperatura do corpo ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar e a temperatura do corpo fica acima de 37,4°C. Segundo a geriatra Dra. Renata Scilla, quando os idosos ficam muito tempo no sol e não consomem líquidos suficientes, eles podem se desidratar. Isso causa sérios riscos à saúde, como dores abdominais, vômito, tontura e fraqueza.

Lesão ocular

Cuidado! Estudo do Centro de Pesquisa e Política de Lesões do Hospital Nationwide Children's nos EUA, publicado na revista Pediatrics, mostra que cresceu o número de lesões oculares em crianças praticantes de esporte que utilizam bolas ou algum tipo de arma, como paintball.

Game infantil

Diagnosticada com um câncer raro na língua, Ludmilla Rossi enfrentou a doença com valiosa ideia: criou um game com objetivo de desmistificar o câncer para pacientes infantis. O Alpha Beat Cancer é gratuito e pode se baixado para iOS ou Android no link: alphabeatcancer.com

"

Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si "

Rubem Alves (1933-2014). Escritor e psicanalista. 

Esta coluna foi redigia pela jornalista Germana Cabral

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.