coluna

Corpore Sano: 'O tempo não cicatriza'

00:00 · 10.03.2018

Na maioria das vezes, o tempo age como aliado, mas não no caso das feridas complexas (lesões agudas ou crônicas de difícil cicatrização), muito pelo contrário. Para alertar sobre a importância da prevenção e o impacto negativo do tempo no cuidado dessas lesões agudas, sete organizações (sociedades e associações médicas, de enfermagem e pacientes, com apoio da Acelity), lançou neste mês a campanha "O tempo não cicatriza. Para feridas complexas, o tratamento é o melhor remédio". O pé diabético, uma das feridas crônicas mais frequentes, atinge 2% dos diabéticos brasileiros por ano, o equivalente a 280 mil pessoas. Confira a ação em www.otemponaocicatriza.com.br

Balé

Ludicidade - Em um mundo com tantos estímulos, os pequenos precisam exercitar a escuta atenta do silêncio. É o que propõe a prática regular de Ioga e meditação para crianças - de três a nove anos - e que acontece a partir do dia 17, em Fortaleza. Conduzida pela professora Carolina Soares, as práticas ajudam a desenvolver concentração, coordenação motora, criatividade, colaboração, consciência sobre si mesma e o mundo. As aulas acontecem na Rua Marechal Deodoro, 87, no Benfica. Informações: carolinasoares305@gmail.com.

Sim

É natural

O objetivo é tornar a menstruação algo natural para que as mulheres se sintam confortáveis com a sua feminilidade. Parece óbvio, mas a história mostra o contrário, segundo pesquisa realizada pela marca Sempre Livre (Johnson&Johnson), na qual apenas 1% das entrevistadas se sentem bonitas nesse período. O tema ainda é um tabu.

Não

Enxaqueca

Segundo estatísticas mundiais, 18% das mulheres são afetadas pela migrânea vestibular. Dra. Jeanne Oiticica, do Grupo de Pesquisa em Zumbido da USP, indica que o tratamento visa corrigir os gatilhos, o uso de medicamentos para tirar o paciente da crise aguda e drogas profiláticas para reduzir a intensidade das crises.

Diagnóstico precoce

O uso racional dos exames laboratoriais e a importância da medicina preventiva são o mote das campanhas que a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, com apoio da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, iniciaram neste mês em parceria com sociedades médicas. Segundo estudos, os custos com exames laboratoriais indicam menos do que 3% dos gastos totais em saúde e apenas 5,4% dos exames laboratoriais não são acessados pelos pacientes.

Equilíbrio

Especializado no atendimento de pilates para idosos e pacientes que apresentam disfunções neurológicas relacionadas à função motora e ao equilíbrio, o espaço DM Pilates Fortaleza será inaugurado nesta segunda (dia 12). Mais informações: (85) 997061513.

Ser consciente

O que o budismo e a neurociência têm em comum? Em "Cérebro e meditação - Diálogos entre o budismo e a neurociência" (Ed. Alaúde), o monge Matthieu Ricard e o neurocientista Wolf Singer falam sobre mente, noção do eu, meditação, consciência e neuroplasticidade.

"

A vida é a variedade. Assim como paladar pede sabores diversos, assim a alma exige novas impressões"

Torquato Neto. Poeta, jornalista (1944 - 1972)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.