coluna

Corpore Sano: Metrópoles doentes

00:00 · 07.04.2018

Em "Vida Urbana e Saúde" (Ed. Contexto), o patologista Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), analisa os problemas tipicamente urbanos e como eles impactam a saúde humana. O médico faz uma metáfora: se algumas cidades brasileiras fossem um corpo humano, ele certamente estaria doente. Obesidade causada pelo crescimento exagerado; calvície devido à destruição da cobertura vegetal; bronquite, por anos de inalação de ar poluído. As cidades adoecem; os habitantes padecem junto.

Image-0-Artigo-2380833-1

Incor criança - A história dos transplantes cardíacos no Ceará, no Brasil e no mundo é retratada pelos médicos Valdester Cavalcante Pinto Jr., Juan Mejia, João David de Souza Neto e Klébia Castello Branco em "Transplante do Coração - um caminho para a vida". O lançamento acontece dia 9, na Assembleia Legislativa, e celebra os 50 anos do primeiro transplante cardíaco, 20 anos do programa de transplante de coração em adultos e do primeiro deste órgão em crianças no Ceará.

Sim

Sobre perdas

O projeto "Luto do Verbo Lutar", realizado pelo Veredas Psicológicas, promove dia 10, a roda de conversa com o tema "Estou preparado para o manejo clínico do suicídio?". As psicólogas Luíza Braga e Nara Barreto falarão sobre as perdas, em consequência de uma morte ou pelo rompimento de um vínculo (separação, aposentadoria, etc.).

Não

Hipertensão

Dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Hipertensão inicia este mês a campanha 'Meça sua Pressão'. Trata-se de uma doença silenciosa e que mata, alerta a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da ação.

Atendimento psiquiátrico

Cuidados em psiquiatria e suas subespecialidades, atendimento clínico, pronto atendimento, equipe especializada em emergências e resgate do paciente em ambiente extraconsultório serão serviços prestados pelo Gratular - Centro de Neurociências (www.Gratular.Com.Br). Sob a direção da médica psiquiatra Gisele Serpa Dantas, o novo serviço oferece, ainda, sobreaviso psiquiátrico 24h (atendimento domiciliar) e educação continuada na área da saúde mental.

Prevenção

A pesquisa LipiDiDet mostrou que o consumo de Souvenaid por pessoas com Alzheimer (pré-demência) melhora o desempenho cognitivo e funcional. Os resultados serão conhecidos dia 14, em São Paulo, no II Simpósio Internacional de Avanços em CCL, realizado pela Danone Nutrição.

Álcool x feto

Foi lançada a 2ª edição do livro "Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido". O objetivo é atualizar ginecologistas e obstetras com informações recentes sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), doença grave e sem cura causada pelo consumo de álcool durante a gravidez.

"

Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência".

Martha Medeiros. Jornalista, escritora

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.