coluna

Corpore Sano: Insistir em ser fumante

00:00 · 27.01.2018

Embora esteja mais comumente relacionado ao câncer de pulmão, o tabagismo também é um fator de risco relevante quando se trata do tumor do colo de útero. No Brasil, 12% das mulheres fumam (14% consome mais de 10 cigarros/dia). E o mais preocupante, a maioria não dá sinais de que pretende parar, já que 7% diz que não abdicaria do hábito, segundo a primeira pesquisa proprietária da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Outra questão diz respeito ao Papanicolau, principal procedimento de prevenção, que não é feito por mais de 50% das brasileiras. A incidência pode ser reduzida em até 80% quando o exame é feito com a periodicidade indicada pelo médico.

Image-0-Artigo-2352403-1

Ampliação - Após beneficiar mais de 180 pacientes no Ceará, a pesquisa sobre a utilização da pele de tilápia no tratamento de queimaduras segue contabilizando resultados positivos em diversos segmentos. A Ginecologia registra sucesso no campo da vaginoplastia, com a pele do peixe usada em casos de neovagina, cujos resultados serão publicados ao longo de 2018. Animais, como ursos e leão, foram tratados na Califórnia (EUA) com a pele de tilápia. Coordenado pelo médico cearense Edmar Maciel, o estudo do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC) está sendo aplicado em mais quatro estados (Pernambuco, Goiás, Paraná e São Paulo).

Sim

Conduzida pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC), a Faculdade Rodolfo Teófilo (FRT) apresentou suas instalações na última terça-feira (23). Numa homenagem ao farmacêutico e escritor Rodolfo Teófilo, a instituição trabalhará com ensino, pesquisa e extensão, iniciação científica e promoção de eventos na área de saúde.

Não

A ingestão de remédios corresponde a 33,62% das ocorrências por intoxicação registradas pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp. Em 2017, dos 5.420 atendimentos, 1.822 foram por consumo de medicamentos. Crianças e idosos são as principais vítimas.

Música e hipertensão

Pesquisadores concluíram que a música pode intensificar os efeitos benéficos dos medicamentos sobre o coração em curto prazo. Foram analisados 37 indivíduos com hipertensão controlada. O estudo, em parceria entre a Unesp/Marília, Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University (Inglaterra) verificou os efeitos da música. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports (grupo Nature).

Saúde mental I

O Sesc-CE prossegue com ações em alusão à campa- nha Janeiro Branco, que discute temas como saúde emocional e harmonia nas relações. Nesta segunda (29), por exemplo, haverá a palestra "Hipnose e Vivência", às 11h30min, na Unidade Centro do Sesc, com Roberto Cezar.

Saúde mental II

Já a terapeuta ocupacional Kamylle Guanabara falará sobre "Ansiedade, depressão, pânico: Como eu percebo minha saúde mental?', às 9 horas do dia 31/01, na Galeria do Teatro Sesc Emiliano Queiroz. A programação é aberta ao público. Mais informações: www.Sesc-ce.Com.Br.

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça"

Cora Coralina - poetisa goiana (1889 -1985)

* A jornalista Cristina Pioner escreve interinamente a coluna

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.