COLUNA

Corpore Sano — Infarto: o corpo fala

00:00 · 01.09.2018

Tempo é vida, ainda mais quando o assunto é infarto. No Brasil, as vítimas demoram de duas a três horas para procurar auxílio pois, não raro, os sintomas são confundidos com os de outros problemas. Há seis anos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista realizam a campanha Coração Alerta cujo slogan é "reduzir mortes por infarto é uma ação para todos". Em 2012, cerca de 80 mil brasileiros morriam por infarto, uma pessoa a cada cinco minutos. Hoje, já passa de 100 mil. "Quando o corpo falar, é hora de buscar socorro imediato", diz o Dr. Hélio Castello. (29 de setembro celebra o Dia Mundial do Coração).

Image-0-Artigo-2444500-1

Exemplo - Estudo da Universidade de Harvard mostrou que filhos de mães com hábitos saudáveis têm chance 75% menor de se tornarem obesos. Sem descartar a forte influência dos fatores genéticos, a pesquisa comprovou que a obesidade infantil "pode ser combatida com estratégias focadas nos pais", afirma a a angiologista Dra. Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine.

Sim

Materno

Os médicos Philip Li (EUA), Miguel Maldonado-Avila (MEX) e Daniele Luminoso (ITA) são nomes confirmados para o 1º Simpósio Internacional de Infertilidade e Medicina Materno-fetal. Realizado pela Clínica Evangelista Torquato, acontece nos dias 28 e 29, no Gran Marquise (Fortaleza). Inscrições: infertilidademedicinafetal. Com.Br/inscricao.

Não

Hemodiálise

A Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que existem cerca de 122 mil pacientes renais crônicos, que dependem da terapia renal substitutiva para filtrar artificialmente o sangue. A campanha "Vidas Importam: a diálise não pode parar" está em curso para tentar barrar um colapso no atendimento desses pacientes.

Apetite nas noites insones
 
Menos de sete horas de descanso por noite tendem a aumentar o apetite das pessoas, atrapalhando o processo metabólico de emagrecimento ou manutenção de peso, segundo pesquisa da universidade britânica King's College London. O estudo sugere que, quando exposto à comida em um estado de privação de sono, há uma ativação maior em áreas do cérebro do indivíduo, associadas com recompensa, fazendo com que os alimentos ricos em açúcar e gordura sejam escolhidos.

Boas escolhas

O Mundo Verde Seleção lançou um mix de 11 itens (marca própria), que podem ser consumidos por intolerantes, por quem faz dieta, diabéticos ou quer manter a forma e com saúde. São chás in natura, bebida de arroz em pó e adoçantes naturais, como o Xylitol (de frutas e vegetais).

Polpa funcional

Intitulados Match, o 'Energia' tem beterraba, açaí, uva, pasta de amendoim e pó de guaraná; o 'Equilíbrio' abacaxi, maçã verde, hortelã, couve-manteiga e linhaça; o 'Renove' kiwi, abacaxi, pepino, hortelã e chá branco. Os blends da Pomar foram lançados no Festival Costume Saudável.

"O sonho é o que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado"

Ariano Suassuna

Poeta (1927 - 2014)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.