COLUNA

Corpore Sano — Hanseníase: tratou, curou

00:00 · 03.02.2018

O enfrentamento da hanseníase baseia-se na busca ativa de casos novos para o diagnóstico precoce, tratamento oportuno, prevenção das incapacidades e investiga- ção dos contatos, como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença. Essas informações essenciais integram a Campanha Nacional de Luta contra a Hanseníase 2018, lançada na quarta- feira passada pelo Ministério da Saúde com o slogan "Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou". Vale lembrar que o diagnóstico e o tratamento adequado são realizados pelo SUS e disponíveis em unidades públicas de saúde do Ceará. O Estado registrou 1.668 casos da doença em 2017.

Image-0-Artigo-2356090-1

Lançamento - Jano e Spero são dois garotinhos que se conhecem desde criancinhas e cujas mães foram diagnosticadas com mesma doença. Essa história, repleta de delicadeza e sensibilidade, está no livro "Mamãe tem câncer", da oncologista Ana Carolina Leite Gifoni, com ilustrações de Klévisson Viana. Ao levar essa temática ao universo infantil, a obra permite trabalhar a questão do câncer na família, sobretudo seu impacto na vida dos filhos. É também interessante para profissionais de saúde, educadores e pacientes. Informações: (85) 99229.3443.

Sim

Qualidade

O Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM), do Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), venceu a 1ª edição voltada ao Brasil do prêmio da Terry Fox Foundation (TFF), uma das mais importantes ONGs mundiais de combate ao câncer sediada no Canadá. Recebeu R$ 17.000, além do "selo de qualidade Terry Fox".

Nao

Colírios

A automedicação e uso indiscriminado de colírios podem ocasionar problemas oculares como catarata e glaucoma. O alerta é do médico oftalmologista Edmar Guedes. Ele explica que os colírios servem para o tratamento de várias doenças oculares, mas devem ser usados apenas sob prescrição de oftalmologistas.

Chocolate funcional

Com probióticos em sua composição, um chocolate funcional foi desenvolvido por pesquisadoras do Departamento de Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga. Os probióticos são microrganismos que melhoram funções gastrointestinais e reduzem a possibilidade de desenvolver várias doenças, como o câncer de cólon. Os aplicados ao chocolate foram o Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium animalis, semelhantes aos presentes naturalmente no organismo humano.

Capacitação

O Nuteds/UFC está com inscrições abertas, até este domingo (04/02), para dois cursos a distância: "Capacitação sobre Zika, Dengue e Chikungunya para Profissionais de Saúde (médicos e enfermeiros) e "Capacitação sobre Doenças Tropicais para Profissionais da Atenção Básica".

Treino solidário

Neste domingo, Dia Mundial do Câncer, ocorrerá em Fortaleza, o Treino Solidário World Câncer Day (Centro Administrativo do Cambeba, às 6h30min). Realizado pela Associação Nossa Casa, incentiva a atividade física como um dos fatores que previne o câncer. Inscrições já encerradas.

"

Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.

Madre Teresa de Calcutá (1910 - 1997). Religiosa católica

* A coluna foi redigida pela jornalista Cristina Pioner

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.