coluna

Corpore Sano: Gestantes imunizadas

00:00 · 03.03.2018

Partindo do princípio de que a cobertura vacinal das futuras mães ainda é muito insatisfatória no Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançará, dia 8, no Rio de Janeiro, a campanha "Calendário de vacinação da gestante: sucesso de proteção para mãe e para o filho". A adesão à tríplice bacteriana acelular (difteria, tétano e coqueluche), por exemplo, chegou a apenas 34,02% em 2016 e 2017. O Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Infectologia apoiam o projeto, amadrinhado pela atriz Juliana Didone.

Image-0-Artigo-2367615-1

Aprecie com moderação, lembra a nutricionista Márcia Daskal. "O doce não serve para subsistência, não é base para a alimentação. Não se presta atenção na quantidade ou na frequência, acaba-se por confundir uma sobremesa feita para comer em ocasiões especiais como permissão para comer a todo momento". Essa consciência é o foco da Campanha Doce Equilíbrio, iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, que visa conscientizar a população sobre a importância do equilíbrio na dieta e estilo de vida.

Sim

Pela vida

No mês em que completa 56 anos de atuação ininterrupta, o Centro de Valorização da Vida amplia o alcance do 188, telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio (em convênio com o Ministério da Saúde). A partir do dia 30, passam a integrar a rede Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte.

Não

Restrições

Cerca de 30% dos idosos brasileiros apresentam alguma dificuldade para realizar atividades da vida diária, como tomar banho, fazer compras e utilizar o transporte público, segundo aponta pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Fiocruz). Os dados são referentes a 2017.

Para o público leigo

Em "Infarto - Antes, Durante e Depois: Quebrando Mitos" (Editora Manole), o cardiologista André Gasparoto relata como o atendimento para a ocorrência de infarto agudo do miocárdio tem mudado nos últimos anos. É o caso dos esforços de humanização das UTIs, nas quais o isolamento passa a dar lugar ao convívio com os familiares, ainda que com determinado nível de controle. O autor coordena a Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica do Hospital BP (São Paulo).

Autoproteção

"A prática do autocuidado nos relacionamentos" é o tema do projeto "Encontros do Feminino" que acontece dia 12, a partir das 18h30, no Instituto Ânima . As psicólogas Luiza Braga e Andressa Gondim atuam como facilitadoras do encontro. Mais informações: luizabf@gmail.com.

Na prática

O próximo encontro presencial da "Prática dos 21 Dias" acontece nos dias 7, 14 e 21, às 19 horas, na Rua Barão de Aracati, 1925. Trata-se de uma prática de dinâmica energética que é realizada em todo o mundo e que se encontra em sua 30ª edição. Informações: (85) 99628.0463.

"Nunca chore diante das pessoas que não entendem o significado de suas lágrimas porque amar é uma arte, mas nem todo mundo é artista"

Renato Russo. Cantor, compositor (1960 -1996)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.