Coluna

Corpore Sano: Estratégia bem-sucedida

00:00 · 22.04.2017

A proibição de fumar em locais públicos, restrições à comercialização e à propaganda de cigarros, assim como aumento da tributação, são estratégias que resultaram em uma estatística a ser festejada: o Brasil registrou a maior redução de tabagismo diário em homens (29% para 12%) e mulheres (19% para 8%), entre os dez países com mais fumantes. Foi o que constatou a pesquisa mundial sobre tabagismo, publicada na revista científica "The Lancet", onde foram analisados 195 países no período de 1990 a 2015. Além do Brasil, o declínio no consumo de tabaco foi registrado na China, Dinamarca, Suécia, Holanda, Austrália, Islândia, EUA, Nova Zelândia, Noruega e Suíça.

Pressão - A hipertensão arterial atinge 35,5 milhões de pessoas no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Muito é falado sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da doença, mas tais condutas ainda são negligenciadas. Em Fortaleza, a SBC/CE, realiza uma ação educativa, dia 26, a partir das 6h, na Avenida Beira Mar, com aferição da pressão, dosagem do colesterol e glicemia, além de prestar informações relativas à prevenção das doenças cardiovasculares à população.

Image-0-Artigo-2229406-1

Sim

Na prática

É crescente o interesse sobre os cuidados paliativos, abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares frente a doenças que ameacem a continuidade da vida. Em maio, o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa promove o curso "Cuidados paliativos para não paliativistas - Competências para o cuidado de pacientes graves".

Não

Osteoporose

As consequências da osteoporose são preocupantes; 80% dos que fraturam os quadris tornam-se incapazes de executar pelo menos uma tarefa diária, 40% perdem a capacidade de andar sozinho, 30% ficam incapazes e 20% dos pacientes morrem em menos de um ano, diz Dr. Fábio Freire (H. Alemão Oswaldo Cruz).

Dura realidade

A sepse pode começar com uma infecção (como uma pneumonia ou infecção urinária), que se não tratada pode evoluir e levar ao óbito. Expertises na área estarão em São Paulo, dias 4 e 5 de maio, para o Simpósio Internacional de Sepse. A promoção é do Instituto Latino- Americano de Sepse.

Oncologia

A evolução e os desafios na promoção do acesso a novas drogas será um dos temas do Workshop Latino-Americano de Oncologia para Jornalistas, realizado pela Bayer, dias 2 e 3 de maio, em São Paulo. Dr. Antonio Buzaid, do Hospital Israelita Albert Einstein entre os palestrantes. O Vida confere.

Saúde na 1ª infância

O grupo ProCria realiza, dia 29, a palestra "Saúde na primeira infância: intervenção precoce com bebês e seus cuidadores", às 8h30min, no Teatro Nadir Papi Saboya. Será ministrada pela psicóloga e psicanalista Daniele de Brito Wanderley, que possui experiência nos instrumentos Preaut (França) e IRDI (Brasil), essenciais na detecção e na intervenção precoce em situações de risco para o desenvolvimento infantil, incluindo o autismo.

Mais informações: procriafortaleza@hotmail.com.

"Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão"

Carl Jung
Psiquiatra

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.