coluna

Corpore Sano: espiritualidade na saúde

00:00 · 21.07.2018 / atualizado às 12:57 · 25.07.2018

Nunca é demais lembrar. As doenças afetam pessoas e não apenas corpos ou organismos. Quando alguém recebe um diagnóstico de uma doença grave, não é só o corpo que adoece, mas o indivíduo numa dimensão biológica, psicológica, social e espiritual. "Proporcionar um tratamento de qualidade é cuidar da pessoa por inteiro e não apenas da doença em si", diz o oncologista Felipe Moraes, coordenador do Simpósio de Espiritualidade em Saúde da Beneficência Portuguesa, que acontece neste sábado (21), em São Paulo. É dele o livro "Espiritualidade e Oncologia: Conceitos e Práticas", que discute o papel da religiosidade no tratamento humanizado.

Image-0-Artigo-2426568-1

As embalagens da linha pediátrica de medicamentos são coloridas e cheirosas estimulando os sentidos das crianças. Entre um a quatro anos, então, elas são naturalmente curiosas e querem colocar tudo na boca. Atitudes simples como essas expõem os pequenos aos efeitos da intoxicação pela exposição inadequada a remédios. A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta: 37 crianças e adolescentes são vítimas de intoxicação/envenenamento todos os dias.

Sim

Tratamento

Brasileiros com hipertensão pulmonar tromboembólica crônica ((HPTEC) passam a contar com um novo tratamento. A Anvisa aprovou macitentana, desenvolvida pela Actelion, empresa adquirida pela Janssen (da Johnson & Johnson). Trata-se de uma alternativa para até 40% dos pacientes que não podem ser submetidos a uma cirurgia.

Não

De risco

O estomatologista é o principal especialista para diagnóstico das doenças da boca. Perda de sensibilidade, feridas nos lábios e inchaços na bochecha são sinais comuns, enquanto tabaco e álcool fatores de risco em potencial. Segundo o Inca, 600 mil casos de câncer, em todas as suas formas, são projetados para 2019.

Expertise

A médica americana Vicki Jackson, uma das principais referências no cenário paliativista no mundo, será uma das palestrantes do XII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, de 21 a 24 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Serão mais de 20 horas de intenso aprendizado e network.

Rótulos

Está aberta até terça-feira (24), a primeira consulta pública da Anvisa sobre a rotulagem nutricional dos alimentos, essencial para a promoção da saúde. Essa primeira etapa é voltada para o público em geral, organizações da sociedade civil, pesquisadores, órgãos públicos e especialistas.

"É mais importante saber que tipo de pessoa tem esta doença, do que qual tipo de doença esta pessoa tem"

Willian osler
Médico (1849-1919)

Pré-aceleração no ICC 

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) Biolabs apresenta, no dia 2 de agosto, o seu Programa de Pré-aceleração HealthTech, voltado para aqueles que desejam empreender na área de saúde, mas que ainda não deram o primeiro passo. "O programa evidencia o quão impactantes são quaisquer das inserções de tecnologia em nosso setor, e o quanto precisamos acelerar tais ações", afirma Pedro Meneleu, CEO do ICC. O evento de kick-off do programa acontece no prédio anexo do Instituto.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.