COLUNA

Corpore Sano: empatia para a vida

00:00 · 08.09.2018

A habilidade de se colocar no lugar do outro também exige de nós tolerância e aceitar as diferenças. Segundo a neuropsicóloga Thaís Quaranta, "a empatia é quando imaginamos como seria estar no lugar do outro, compartilhamos seus sentimentos, mas estamos conscientes de que não é a nossa própria experiência". Um estudo, publicado na revista Plos One, mostrou que pessoas com traços específicos de personalidade, como altruísmo e afetuosidade, são mais bem habilitadas para reconhecerem os estados emocionais de outras pessoas, devido à maior atividade em regiões importantes do cérebro, como a junção temporoparietal e o córtex pré-frontal medial.

Image-0-Artigo-2447496-1

Terapêutica - Estima-se que existam cerca de 52,2 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil, sendo que 44,3% dos lares possuam pelo menos um cão e 17,7%, um gato. Mas qual a função que esses animais têm em nossas vidas? Um grupo de psicólogas junguianas nos convida a conhecer e aprender a interpretar o simbolismo que cada espécie adquire na atualidade no segundo volume do livro "Os animais e a psique" (Summus Editorial).

Sim

Sem picada

O uso frequente do sistema Free Style Libre, da Abbott, está associado a um melhor controle da glicose, o que, por sua vez, reduz a incidência dos episódios de hiper e/ou hipoglicemia diurna ou noturna. O sistema está disponível para adultos no mercado brasileiro desde 2016 e para uso em crianças a partir de quatro anos desde 2017.

Não

Luz azul

Estudo publicado na revista Scientific Reports diz que a luz azul, emitida pelas telas de dispositivos digitais, prejudica a visão e provoca a morte das células fotorreceptoras. O uso de celulares na primeira infância é destaque no 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que acontece em Maceió, Alagoas.

'Seja o anjo de alguém'
 
A próxima intervenção urbana do "Setembro Amarelo", realizada pelo Instituto Bia Dote, acontece na manhã da próxima sexta-feira, dia 14. O traço peculiar de Edy Tatto, conhecido como "Lápis De Lata Graffits", dará vida às imagens que estarão nos muros de Fortaleza. Rodas de conversa, oficinas de poesia, biodança, além de arteterapia e meditação, integram a programação que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio.

Ligado e ausente

A relação de dependência inconsciente que muitos têm com este aparelhinho é descrita pela jornalista Rosana Hermann em "Celular Doce Lar" (Editora Sextante). O celular causa uma reação bioquímica no usuário, na qual o sistema de recompensa libera dopamina (bem-estar).

Hormônios

Os baixos níveis de testosterona, hormônio sexual masculino, também afetam as mulheres. Segundo a Dra. Renata Domingues, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica, o problema causa baixa libido e compromete a saúde cardíaca e a resistência física.

"O medo cria músculos e sólidos ossos nas nuvens do céu. O medo aumenta o perigo e diminui os homens"

Alberto da Cunha Melo
Poeta (1942 - 2007)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.