coluna

Corpore Sano: corrida contra o cigarro

00:00 · 25.08.2018

São incontestáveis os benefícios da caminhada ou da corrida no tratamento do tabagismo. A prática deve ser iniciada pelo menos duas semanas antes do fumante entrar em abstinência. Deve ser associada a exercícios respiratórios, com técnicas de inspiração profunda e expiração lenta, em ciclos de três a cinco vezes seguidos. Segundo Alberto José de Araújo, do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (UFRJ), "a abstinência é causada pela privação da nicotina no cérebro do indivíduo, que se acostumou a receber uma dieta regular desta substância psicoativa durante décadas de sua vida". Desde 1987, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo em 29 de agosto.

Imunização

A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo do Ministério da Saúde chega à sua penúltima semana com procura aquém do ideal: 51% do público-alvo vacinados. Para discutir novas estratégias acontece de 26 a 29, no Rio de Janeiro, a 20ª edição da Jornada Nacional de Imunizações.

Sim

Diabetes

Indicado para tratar adulto cujo diabetes esteja insuficientemente controlado, o Ozempic (semaglutida) foi aprovado pela Anvisa. Segundo o Dr. Freddy Eliaschewitz, da Sociedade Brasileira de Diabetes, "além de diminuir rapidamente a glicemia e a hemoglobina glicada, reduz pressão arterial, triglicérides e a perda de proteína pelo rim".

Não

Diagnóstico

Estima-se que de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros sejam portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). A cardiologista pediátrica Dra. Klébia Castello Branco, da Clínica Alberto Lima afirma que o diagnóstico e tratamento precoce na infância podem reduzir os riscos de complicações na idade adulta.

Esclerose múltipla
 
São 'múltiplas as razões' para falar sobre a esclerose múltipla, doença ainda pouco conhecida da população e que afeta cerca de 35 mil brasileiros na faixa etária mais ativa da vida - de 20 a 40 anos. A complexidade dos sintomas e sua evolução é o mote do movimento #MúltiplasRazões, criado por associações de pacientes, especialistas e a Roche Farma Brasil. "A conscientização deve ser um tema frequente", diz a Dra. Maria Fernanda Mendes, da Academia Brasileira de neurologia.

"A expressão reta não sonha. Não use o traço acostumado"

Manuel de Barros
Poeta (1916 - 2014)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.